OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

domingo, 10 de junho de 2012

Estatísticam indicam que o sono causa 60% dos acidentes

Estatísticas indicam que cerca de 60% dos acidentes de trânsito acontecem porque os motoristas “dormem” ao volante. Antes de seguir viagem, é preciso ficar atento e checar, além dos itens de segurança do veículo, se o motorista não está com sono.
Estudos apontam que uma pessoa dirigindo à noite leva o dobro do tempo para reagir a uma situação inesperada: cerca de dois segundos e meio. Em uma situação normal, de dia, esse tempo é de 1,8 segundo.
Se a pessoa está sem dormir por 19 horas seguidas – uma situação comum para quem vira a noite trabalhando ou sai da balada – ou está alcoolizada, demora cinco segundos para reagir.
Em cinco segundos, com o carro a 50 km/h, em um cochilo, ele percorre 70 metros antes de reagir e colocar o pé no freio.
Ao contrário da embriaguez, não existe exame para detectar sono ao volante. Em caso de acidente, a perícia descobre a causa, porque, se o condutor dormiu, não há marcas de frenagem na pista.
“O condutor precisa estar descansado e optar por um horário em que ele se sinta bem para dirigir durante vários quilômetros”, alerta o neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura.
Como o sono influencia na direção:
• Para dirigir, o motorista utiliza três funções importantes: a primeira é a cognitiva, ou seja, a atenção, a concentração, o raciocínio e a agilidade mental.
• A segunda função é a motora, que permite que o condutor realize os movimentos de braços, pernas, cabeça, etc.
• A terceira é a função sensório-perceptiva, que abrange a sensibilidade tátil, a visão e a audição.
• Para que estas funções funcionem de maneira adequada, é necessário que o sono esteja em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário