OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

sábado, 30 de junho de 2012

Aprenda a ler o pneu do carro

Vamos tomar os caracteres 175/70 R13 DOT 3211 84T, de um item imaginário, como exemplo. Os primeiros três algarismos da sequência (175) indicam a largura do pneu em milímetros, o número (70) indica quantos por cento da largura correspondem à altura em milímetros do pneu. Nesse carro, a sua altura corresponde a 70% dos 175 milímetros de largura.
O (R) seguinte indica que o pneu tem uma construção radial, ou seja, ele possui uma cintura de aço colocada ao lado da linha central da banda de rodagem. O (13) significa o diâmetro do aro, em polegadas. Já a inscrição DOT 3211 significa a data de fabricação. Os dois primeiros números indicam a semana do ano em que foi fabricado e os dois últimos números mostram o ano. No caso, o pneu citado foi fabricado na 32ª semana do ano de 2011 e, como a maioria dos itens de borracha, deve ter validade de cinco anos.
Os dois últimos números são referentes à capacidade de carga. Mas isso não significa que ele só suporte 84 quilos. Para saber qual peso pode ser levado, é preciso consultar uma tabela universal que pode ser encontrada na internet e, assim, saber quantos quilos correspondem ao número 84. Nesse caso, cerca de 500kg por pneu. A última letra diz respeito à velocidade máxima que a borracha aguenta. Também é preciso consultar uma tabela. O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras. Clique na imagem acima para ampliar e visualizar os caracteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário