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sexta-feira, 13 de abril de 2012

Venda de motos sobe mais que a de carros

O mercado de motos está aquecido no Estado. Dados do ano passado da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que as vendas de automóveis caíram 3% e as de motos subiram 7%. Neste primeiro bimestre as vendas de autos caíram 0,4% e as de motos aumentaram 7%.
Comparações
Um carro Gol 1.0, por exemplo, hoje pode ser encontrado a partir de R$ 30.970. Uma Honda CG150 Fan ESDi (o modelo 150cc da Honda com freio a disco mais barato) custa cerca de R$ 7 mil , já incluída a documentação inicial (IPVA, DPVAT, licenciamento e emplacamento). Nos dois casos, veículos 0km. Os bancos financiam essas motos em até 48 vezes, mas no consórcio podem ser compradas em até 72 vezes.
O preço do seguro de carro mais barato no Estado, segundo as seguradoras, é do Ford Ka 1.0, que sai por R$ 1.263. Das motos, encontra-se a partir de R$ 600. Vale lembrar que os preços de seguro variam muito em razão do modelo, local, idade e até de acordo com o sexo do motorista.
Apenas 25% dos motociclistas aprenderam na autoescola
O crescimento do mercado de motos no país não trouxe só ganhos econômicos. O prejuízo da violência no trânsito também foi enorme. De 1998 a 2008, o total de vítimas fatais cresceu 753,8% no país.
O Instituto Sangari, através do estudo Mapa da Violência, mostra que 1998 a 2008 as mortes em acidentes envolvendo motos passaram de 1.047 para 8.939. Divididos por estados, o trabalho só mostra os números de 2008. Em São Paulo foram 1.596 mortos. O levantamento foi realizado com base em certidões de óbito de todo o país.
O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, autor do Mapa, aponta que a vulnerabilidade dos motociclistas é de tal nível que sua letalidade em acidentes chega a ser 14 vezes maior que a dos ocupantes de automóvel.

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