OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Motoristas devem ter postura correta ao dirigir


Com a chegada das festas de fim de ano aumenta exponencialmente o número de veículos nas estradas de todo o Brasil. Grande parte das famílias viaja de carro, e a maior preocupação gira em torno da revisão do veículo, acomodação dos passageiros e das bagagens e paradas para alimentação na estrada. Mas são poucos os motoristas que se preocupam com os cuidados necessários com o corpo ao dirigir por longos períodos.
Segundo o dr. Rodrigo Amaral, ortopedista especializado em coluna e membro do Instituto de Patologia da Coluna (IPC) de São Paulo, longos períodos em uma mesma posição podem sobrecarregar a coluna e sua musculatura, gerando dores nas costas. "A ideia não é chegar ao destino com dores, mas estar bem para aproveitar a viagem e o fim de ano, para isso alguns cuidados posturais são muito importantes" - alerta o especialista.
Segundo ele, o mais importante é que a pessoa não precise desencostar do banco para acionar os pedais, realizar manobras ou visualizar os retrovisores. O motorista deve também fazer pequenas pausas durante longos períodos ao volante, sempre realizando alongamentos simples para as pernas e braços, bem como a região lombar e cervical.
Abaixo seguem as posturas ideais e dicas para a prevenção de dores durante as viagens de fim de ano:
Assento
Manter o ângulo do assento entre 100 a 110 graus, dando apoio total à coluna e mantendo-a relaxada (isso evita lesões dos músculos do pescoço e articulações da coluna, quando o assento estiver muito angulado).
Se possível usar um suporte lombar (alguns carros dispõem do dispositivo, mas uma pequena almofada ajuda na melhor distribuição da carga sobre a coluna).
Encosto da cabeça
Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do motorista, de preferência na altura dos olhos (evita efeito chicote da cabeça e protege das lesões no caso de uma colisão traseira).
Pernas e joelhos
Devem-se alcançar os pedais de tal forma que, mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados.
Os joelhos devem estar ao nível dos quadris ou acima, para evitar sobrecarga da coluna lombar.
Braços
Os braços devem ficar levemente flexionados ao segurar o volante. Com os braços esticados, o volante deve estar na altura dos punhos (evita lesões em colisões frontais; permite respostas rápidas frente às situações de perigo; alivia a tensão na musculatura do pescoço).,
Pés
Os calcanhares devem estar sempre apoiados no assoalho do veículo, evitando a sobrecarga da coluna lombar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário