OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Blitz educativa aborda motociclistas sem capacetes e trabalha conscientização




Durante todo mês de dezembro estão sendo realizadas em Luzilândia, blitz educativa que pede aos motociclistas o uso do capacete como ação primária para a busca da paz no trânsito no município. Em janeiro essas blitz passarão a ser punitiva, a pessoa que tiver sua moto apreendida terá que assistir palestras educativas para poder recuperar o bem.
Julia Ribeiro, integrante do Grupo Amigos pela Vida, idealizadores da campanha, afirma que a expectativa é que as pessoas se conscientizem da importância do uso do capacete sem precisar passar pela blitz punitiva, “infelizmente grande parte das pessoas só usam o equipamento por ser obrigação, o que a gente quer é criar um hábito do uso do capacete como item indispensável para quem utiliza moto”, diz.
As blitz estão sendo realizadas com o apoio da Polícia militar, guarda municipal e do grupo Amigos pela Vida, algumas blitz, contou também com o apoio do delegado do município Marcelo e o comandante da guarda Sr. Santana. Nas blitz educativa quem for pego sem o capacete tem a moto apreendida enquanto vai em casa buscar o equipamento. Em janeiro, se isso ocorrer o cidadão que tiver a sua moto apreendida só poderá resgatar após participa de 3 palestras educativas sobre segurança no transito.
Julia ressalta os resultados da campanha até agora, que para ela, está conseguindo alcançar seu objetivo, “ se observarmos a maioria das pessoas estão usando capacete, infelizmente ainda existe muita gente cabeça dura, que não entende a importância desta ação, o que é mais triste observar é que a maiora dessas pessoas são exclarecidas, com diploma superior, a maioria das vezes essas são as piores”, reclama Julia.
Campanha Protejo minhas ideias, uso capacete
Uma audiência para discutir a campanha “Protejo minhas ideias, uso capacete” foi realizada no fórum do município de Luzilândia no dia 04 de dezembro. Foram convocados pelo poder Judiciário através do Meritíssimo Sr. Dr. Murcio, o Delegado de Luzilândia Dr. Marcelo e o Diretor do DETRAN (LUZILÂNDIA-PI). Sr. Fernando Aguiar, oficializados a comparecerem o comandante da Guarda Municipal Santana e o Sr. Inspetor Filho representando também a Brigada de resgaste, Ten Gilson da 3a CIA do Batalhão da Polícia Militar de Luzilândia, Capitão Saraiva, Coordenadora da Pastoral da Família da Igreja Católica(Paróquia de Santa Luzia), Sra. Luzia do Socorro, Dr. Anísio Rodrigues Presidente do Conselho Tutelar de Luzilândia, Sra. Suzana, representando Gestor do Poder Executivo Municipal e Comissão “Amigos pela paz no Trânsito de Luzilândia”.
O que ficou amarrado?
Após audiência ficou acordado proposições abaixo, mediante apoio do Sr. Dr. Meritíssimo:
1-1. Apoiar e continuar a campanha de conscientização e sensibilização através de palestras, reuniões, meios de comunicação como rádio, redes sociais, blogs, peças publicitárias e outros para que sociedade saiba dos riscos e da realidade que os dados reais mostram.
2-2. No primeiro momento, realizar blitz´s em caráter educativo pelas autoridades locais, PM, Guarda Municipal, Delgado e a Comissão “Amigos pela Paz no Trânsito de Luzilândia”, com distribuição de material publicitário e orientações de como se proteger e prevenir agravos de acidentes e pela falta do uso de capacete, com retenção de motocicleta e busca de capacete para proteção da parte mais afetada por colisões, a cabeça e posterior liberação após alerta e aconselhamentos para um transito mais agradável.
3-3. Em um segundo momento, blitz com retenção de motocicletas e liberação mediante apresentação e presença de uma palestra educativa sobre leis e prevenção de danos promovidos pelo mau uso e proteção da motocicleta, haja vista o registro de 350 acidentes de janeiro a outubro de 2012 na Região, fora os casos não registrados.
4-4. Juiz deixa claro a todos e ao Conselho Tutelar que menor é crime e as consequências para sociedade e para própria pessoa e familiares são drásticas, ficando o menor sob responsabilidade do Conselho Tutelar ate que se resolva junto aos responsáveis pelo menor de idade.
5-5. Repassado ao representante do Poder Executivo Municipal modelo de implantação e implementação da Municipalização do Trânsito recomendado pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, DENATRAN E GOVERNO FEDERAL., na qual está inserido Engenharia de transito para sinalização vertical e horizontal, orientação de ruas etc, a qual fica endereço disponível para conhecimento de todos logo a baixo:

Fonte: piripiri40graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário