OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ESCLARECIMENTOS DMTRANS SOBRE A SINALIZAÇÃO

Nos últimos dias uma pergunta tem se tornado frequente à respeito da forma como está sendo sinalizada a cidade, tanto por pessoas não habilitadas, portanto leigos as regras de trânsito, como também por condutores habilitados e que deveriam em tese conhecer as leis de trânsito, afinal passaram por um processo de formação de condutores.
As dúvidas estão principalmente nos cruzamentos, uma vez que muitos insistem em achar que as chamadas "coxias", que em nada representam regras de trânsito e sim apenas uma passagem para as águas das chuvas. O que se deve observar é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diz que em cruzamentos, na existência de sinalização, deve ser obdecida a mesma,  em caso da inexistência desta mesma sinalização, será obdecida a regra que diz que terá preferencia de passagem, aquele que se aproxima pela direita do condutor. Portanto o que se verifica é que a empresa Sinavias só está fazendo se cumprir as regras estabelecidas no código.
Vale ainda ressaltar que, esta mesma regra não vale para as rodovias, que é o caso da Av. Raimundo Alves Pereira, por ser ela uma PI e portanto deve prevalecer sobre todas as outras vias que a cruzarem.
Veja abaixo as regras e o esquema explicativo como disposto no CTB.
01-Em cruzamentos com rodovia, esta terá preferência em relação aos acessos, mesmo que esteja localizada a direita do condutor;
02-No caso de rotatórias (Interseções em círculo), terá preferência o veículo que estiver transitando por ela;
03-Nas vias providas de cruzamentos, a preferência será do veículo que vier pela direita do condutor, tal preceito encontra-se descrito no CTB, Art. 29, Item III, alínea C e ainda pela CTV (Convenção do Trânsito Viário) de Viena e que popularmente é conhecido como a regra da mão direita.

Analisando o esquema de um cruzamento não sinalizado e aplicando a regra da mão direita, percebe-se claramente que B tem a preferência sobre A, por sua vez A tem a preferência sobre D, este sobre C, que por sua vez tem preferência sobre B.
OBS DMTRANS: Qualquer dúvida procure-nos na antiga estação ferroviária, estaremos sempre a disposição para maiores esclarecimentos à respeito do trânsito, nosso horário é das 8:00 às 22:00 h.

Um comentário:

  1. Os maiores questionamentos, são em releção às avenidas, que no entendimento da população teria que ser preferencial às demais ruas, mas a engenharia de tráfego faz tudo baseado em leis e estudos, não seria conveniente que, uma avenida possa ser toda preferencial, porque os condutores iriam abusar da velocidade, e todos teriam que parar para que eles seguissem em alta velocidade,
    e o risco de acidentes seria muito grande.

    ResponderExcluir