Durante o mês de junho, a Companhia Independente de Trânsito (Ciptran) registrou 916 infrações somente em Teresina. A infração mais cometida diz respeito à condução de veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 268 ocorrências, sendo considerada de natureza gravíssima.
A condução de motocicleta sem capacete e acessórios de segurança e a condução de veículo não registrado ou devidamente licenciado ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares, com 22 % e 17% das ocorrências consideradas gravíssimas. Essas infrações somadas chegam a 373.
Na categoria grave, conduzir veículo sem equipamento obrigatório, ineficiente ou inoperante foi a mais cometida, totalizando 42 notificações. Referente às infrações médias, os números são baixos, tendo a condução de veículo com fones de ouvido ou condução de veículo com apenas com uma das mãos, contabilizando 21 autuações. O relatório aponta 128 infrações leves por condução de veículo sem documentos obrigatórios.
O motorista que for pego cometendo uma infração gravíssima será penalizado com a perda de sete pontos na carteira mais o pagamento de multa no valor de 180 UFIR (Unidade Fiscal de Referência), que no Piauí é R$ 2,13. Esse valor cai para 120 UFIR para infrações graves e 80 para médias.
Obs:Teresina que há vários anos tem o trânsito municipalizado e com toda fiscalização municipal, estadual e federal ainda assim são registrados tantas infrações, imaginem nossa cidade Cocal que as pessoas matam e nada acontece com o infrator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário