OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Municipalização do trânsito. É assim que se faz.


Luzilândia entra na modernização e municipaliza trânsito
Nesta última sexta-feira, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o projeto de lei que municipaliza o trânsito na cidade de Luzilândia. Idealizado pelo Grupo “Amigos Pela Paz no Trânsito”, o Município de Luzilândia passa a ter autonomia constitucional para gerir o trânsito, incluindo questões relacionadas à implantação e manutenção da sinalização, paradas, estacionamentos de veículos nas vias públicas, aplicação de multas, etc.

O projeto teve início através da Campanha “Protejo Minhas Ideias, use o Capacete”, que surgiu com a intenção de mostrar os riscos para os acidentes de trânsitos envolvendo motocicletas, principalmente com agravantes devido ao não uso de capacetes e com alertas para a sociedade e autoridades sobre direitos e deveres.

Após campanhas e debates públicos, a prefeita de Luzilândia, Ema Flora Barboza de Souza, declarou total apoio à ideia e antecipou algumas ações já pensando na responsabilidade assumida pela prefeitura caso o projeto fosse aprovado pela Câmara. Dentre elas, a formação de dez agentes de trânsitos, que ficarão responsáveis pela fiscalização, auxílio, educação e orientação à população sobre o trânsito nas vias da cidade. Uma ação já tinha sido colocada em prática de imediato. A regulamentação e organização de estacionamentos no entorno da Praça João José Filho, envolvendo o complexo Prefeitura, Banco do Brasil, Santa Casa e a área comercial.

Com a municipalização do trânsito, ficou previsto para a cidade outras ações como sinalização vertical e horizontal e criação do Conselho Municipal de Trânsito, que vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Ação Social, de Saúde e de Secretaria Segurança municipal, na realização de ações educativas continuadas no trânsito de Luzilândia.

Outra ação importante que deverá entrar na pauta de discussão no município é a implantação de "pardais" (câmeras de segurança) nas principais artérias da cidade. O objetivo é, além de ser uma ferramenta de auxílio ao trânsito, trazer mais segurança para a população e para os comerciantes, empresários e industriais. O monitoramento das câmaras de segurança deverá ser controlado através da Guarda Municipal, concedendo à instituição outra tarefa constitucional.
Nesta segunda-feira, a cidade de Luzilândia amanheceu com os guardas de trânsito já postados e devidamente fardados em lugares estratégicos das principais vias, deixando a população mais tranquila e o comércio mais harmonioso. Com a grande quantidade de motos e veículos transitando pela cidade, o tráfego em Luzilândia vive momentos de absoluta desordem. A tarefa inicial é conscientizar a população e os condutores de veículos para a necessidade imediata da fiscalização, com destaque para as áreas urbanas do Mercado Central da cidade e do Banco do Brasil, onde transita um grande número de pessoas durante os dias úteis da semana. Motos em cima de calçadas serão multadas. Calçadas são para os pedestres, vai dizer a conscientização de institucionalização de trânsito no município.
Atenção: Este projeto foi APROVADO na Câmara Municipal de Luzilândia  e depois se integra ao SNT.
Informações: Trânsitoesperantina.com

Obs: O processo de municipalização de Cocal há meses se arrasta e nem sequer saiu do papel. Ainda nem se falava em municipalização do trânsito em Luzilândia, no entanto, lá, este projeto já se concretizou, ou seja, quando um certo assunto é levado a sério, as coisas acontecem e não ficam somente nas promessas. Cocal já possui Agentes capacitados e até agora o que se tem é um Departamento sem viatura, salários reduzidos, sede imprópria, motos caracterizadas "Dmtrans" sendo usadas por pessoas que não fazem parte do orgão e agentes sendo desviados de suas verdadeiras funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário