OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Você percebe a gravidade de usar celular no trânsito?

Clique na imagem para ampliar e visualizar melhor o banner da campanha
Propeg criou a “Parada Celular 2013”, que se utiliza de algumas situações de risco para retratar o quão absurdo é o hábito de usar o celular no trânsito

Desde outubro de 2010, o Brasil tem mais celulares do que pessoas. Hoje em dia, para cada 100 habitantes no país, há aproximadamente 135 celulares, e esses números se refletem em várias áreas, mas mais especificamente no trânsito.

Pensando nesse e em outros problemas, a ONU proclamou em 2011 a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e lançou um desafio para os países: reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito em um prazo de 10 anos.

O governo brasileiro respondeu a esse desafio com o lançamento do PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. O pacto é uma série de ações para educação, capacitação, conscientização, sensibilização e promoção de mudanças de atitude no trânsito.

Pensando nisso, a Propeg criou a campanha “Parada Celular 2013”, que se utiliza de algumas situações de risco para retratar o quão absurdo é o hábito de usar o celular no trânsito: um açougueiro cortando carne enquanto fala ao celular; um marceneiro utilizando uma motosserra também teclando ao celular; e uma médica operando um paciente e atendendo ao telefone. Todas essas situações remetem ao risco de se realizar algo potencialmente perigoso prestando atenção em outra coisa.

Na sequência, vemos que a distração causada pelo celular no trânsito pode causar acidentes perigosíssimos, que podem ter como resultado o óbito de quem usa o celular ou de outras pessoas no trânsito.

Ao final, as peças assinam com o conceito da campanha e do PARADA: “Trânsito sem celular. Atenda a esse chamado. Seja você a mudança no trânsito”. As diversas peças da campanha do Ministério das Cidades serão veiculadas em TV aberta e fechada, rádio, revistas, jornais, peças de mídia exterior, portais de internet e redes sociais. A campanha começou a ser veiculada nacionalmente a semana passada.
Fonte: Revista Exame

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DMTRANS e MINISTÉRIO PÚBLICO promovem mais uma Palestra Educativa de Trânsito

Agentes do DMTRANS de Cocal e o promotor de justiça, Dr. Francisco Túlio Ciarline Mendes, realizaram na tarde de hoje (23/10), na  Escola Domingos Alves Gomes (Provisoriamente prédio da CNEC)  mais   uma   palestra   educativa   de  trânsito, como sempre com grande participação de pessoas da sociedade de modo geral, onde  foram  exibidos  vídeos  de campanhas  educativas  de  trânsito, slides  de  acidentes  acontecidos  em  nosso  município, estatística de acidentes a nível nacional e regional e também espaço  aberto  a perguntas dos participantes, com o  intuito  de  esclarecer  o  porque  de  todos os procedimentos  que vem sendo  adotados  pelo Ministério Público, Polícia Militar e Dmtrans em  ações de orientação e prevenção de acidentes com o objetivo de preservar vidas.
O DMTRANS agradece o convite e o carinho dos profissionais e alunos desta referida unidade de ensino.

sábado, 19 de outubro de 2013

Indicação de condutor infrator tem novas regras

O processo para indicar o condutor infrator, no caso de multas de trânsito, mudou em todo Brasil e já está em vigor no Paraná. Desde julho de 2013, a resolução 404/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que novas autuações podem ser geradas se o motorista indicado não for habilitado, estiver com a Carteira Nacional de Habilitação vencida, suspensa ou cassada ou, ainda, possuir habilitação para categoria de veículo diferente do registrado no auto de infração.

A medida é para evitar fraudes e aumentar o controle dos órgãos de trânsito. O Paraná é o primeiro estado a cumprir a norma via sistema de Gestão de Infrações de Trânsito, desenvolvido em plataforma web, com integração com o sistema de habilitação do Detran e que faz comunicação com os órgãos de trânsito estaduais e municipais.

“Infelizmente, alguns motoristas usam a indicação de condutor para ficar impune das infrações que cometeram, sem perder pontuação na habilitação e sem fazer o curso de reciclagem para se reeducar. Exemplo disso é aquele que, para não responder por seus erros, indica como infrator, um parente que não dirige há anos e está com a carteira de habilitação vencida há muito tempo”, explica o diretor-geral do Detran Marcos Traad.

Com a nova norma, tanto o proprietário do veículo que indicou o condutor nas situações descritas e previstas pelo Contran, quanto o condutor indicado receberão as novas autuações. “O proprietário do veículo será autuado por ter emprestado o veículo a uma pessoa com habilitação irregular e o condutor indicado por ele responderá pela infração que cometeu”, completa a coordenadora de infrações do Departamento, Marli Batagini.
Como funciona
O processo para indicação de condutor é de responsabilidade do proprietário do veículo autuado pelas autoridades de trânsito, sejam municipais, estaduais ou federais. Ao ser notificado, ele deve indicar o motorista que dirigia seu veículo no momento da infração, dentro do prazo indicado na notificação recebida. Se for ele mesmo o responsável, basta não responder a indicação.

Vale lembrar que para receber as notificações, o proprietário do veículo deve manter o cadastro de seu veículo com endereço atualizado junto ao Detran. Os condutores devem fazer o mesmo com o cadastro de suas Carteiras de Habilitação.
Como indicar o condutor infrator
Procedimentos adotados pelo proprietário:
Pessoa física:
- Recebe a notificação com o formulário de identificação de condutor;
- Preencher todos os campos exigidos no formulário de identificação do condutor;
- Anexar cópia de um documento de identificação oficial;
- Assinar o formulário de identificação de condutor conforme documento de identificação anexado.
Pessoa jurídica:
- Cumprir todos os itens da pessoa física, mais documento que comprove representatividade.
Procedimentos adotados pelo condutor:
- Anexar cópia da última CNH expedida pelo Detran (ou permissão para dirigir);
- Assinar o formulário de identificação de condutor, conforme documento anexado.
IMPORTANTE:
- As assinaturas do proprietário e do condutor devem estar na sua forma original – nunca digitalizada.
- O Formulário de Identificação do Condutor Infrator deve ser acompanhado de cópia legível do documento de habilitação do condutor infrator e do documento de identificação do proprietário do veículo ou seu representante legal, o qual, neste caso, deverá juntar documento que comprove a representação;
- A indicação do condutor infrator somente será acatada e produzirá efeitos legais se o formulário de identificação do condutor estiver corretamente preenchido, sem rasuras, com assinaturas originais do condutor e do proprietário do veículo e acompanhado de cópia legível dos documentos acima mencionados;
- O prazo final para indicar o condutor consta no formulário de identificação do condutor.
Fonte: Portal do Trânsito.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nova regra: motociclistas podem abrir as viseiras quando parados

Uma mudança pequena, mas que fará toda a diferença para quem anda de moto. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) resolveu mudar as regras neste mês e agora os motociclistas podem levantar as viseiras dos capacetes enquanto a moto estiver parada, sem correr o risco de levar uma multa.

Publicada no dia 2 de outubro no Diário Oficial da União, a mudança estabelece que quando a moto estiver imobilizada na via, independentemente do motivo, a viseira poderá ser totalmente levantada, devendo ser imediatamente restabelecida a posição frontal aos olhos quando o veículo for colocado em movimento.

Um alívio para o calor de Campo Grande. A prática, já adotada anteriormente para quem utiliza um capacete totalmente fechado, era considerada irregular e gerava multa caso vista por um agente de trânsito. Quando em movimento, o uso da viseira abaixada continua sendo obrigatório.

Os motociclistas comemoraram a evolução das regras. Abordado no trânsito, Manoela Figueira, de 22 anos, foi surpreendida com a viseira levantada no semáforo. “Agora pode? É bom porque a gente chega a ficar sem ar quando está muito quente como hoje”, opinou.

O mototaxista Sidney Magalhães diz que a mudança é boa, mas não é tão importante quanto outras que deveriam ser feitas. “Estou sabendo da mudança, é boa. Mas a regra anterior de não poder levantar a viseira era desnecessária”, comentou.

Para ele, é importante mudar outras regras, como a da multa para o condutor caso o passageiro do mototaxi esteja com a viseira levantada durante o percurso. “ A gente sempre avisa antes de começar a corrida que deve manter a viseira abaixada, mas muitos levantam e a multa sobra pra gente que trabalha com isso. Não temos como ficar cuidando da viseira do passageiro enquanto pilotamos”, observou.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Agentes de trânsito do Brasil, conseguem aprovação da PEC55, que disciplina em carreira na constituição federal

Os agentes de trânsito do Brasil, representados pelos estados de (Santa Catarina - SC, Rio Grande do Sul – RS, Minas Gerais - MG, Goiás - GO, São Paulo - SP, Distrito Federal - DF, Tocantins - TO, Bahia - BA, Piauí - PI, Ceará - CE, Paraíba - PB, Amazonas - AM, Pernambuco PE, Mato Grosso MT e Pará – PA, quinze estados no total, estiveram presentes na V(quinta) Mobilização Nacional da categoria em Brasília nos dias 01,02 e 03 de outubro no intuito de aprovar a PEC55 que disciplina a carreira de policiamento de trânsito na constituição federal. A PEC 55 tramita na comissão especial criada para dar parecer sobre o mérito da mesma, foi aprovada pela unanimidade dos deputados presentes e segue para o plenário daquela casa para votação em dois turnos. Além da PEC 55, também foi alvo da  V Mobilização Nacional o PL PRONASCI – 7410/2010, que já foi aprovado em todas as comissões da câmara e segue ainda esta semana para o senado e depois para a sanção da presidente Dilma Roussef. O PL 7410, inclui a categoria de agentes de trânsito no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, e possibilita que estes profissionais possam se aperfeiçoar através dos mais de trezentos curso da grade PRONASCI.
A categoria buscou junto aos deputados a presença na sessão comissão especial da PEC 55 para que houvesse quórum regimental, uma vez que os parlamentares foram dispensados pelo presidente da casa por motivo de calendário eleitoral de filiação e mudança de partido.
Foi iniciada a sessão e dada a palavra ao representante do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, que manifestou apoio daquele órgão a PEC 55, logo após, o relator Efraim filho  do DEM-PB apresentou seu relatório e voto com alteração no texto da PEC 55 para contemplar os servidores dos DETRANS e assim foi colocado em votação e após aprovação por unanimidade a categoria agradeceu aos deputados pelo apoio ao projeto.
A PEC agora está apta para ir a votação no plenário e a categoria já planeja a VI Mobilização Nacional da categoria com objetivo de acompanhar e fazer gestão junto aos deputados a fim de ter êxito no seu objetivo que é a aprovação da PEC 55..
O diretor do SINDATRAN-BA (Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia) Vagnelson Ribeiro um dos organizadores desta mobilização disse: “Foi extremamente importante a participação de todos os estados presentes, mostramos a nossa força e organização, precisamos buscar cada vez mais, outros estados para ampliar nossa força e conseguir nossos objetivos.”

Palestra Educativa de Trânsito Na Escola Agrotécnica


Agentes do DMTRANS de Cocal e o promotor de justiça, Dr. Francisco Túlio Ciarline Mendes, realizaram na noite de ontem (02/10) na  Escola Agrotécnica Dep. Ribeiro Magalhães (Escola Agrícola)   mais   uma   palestra   educativa   de  trânsito,  na  qual   foram  exibidos  vídeos  de campanhas  educativas  de  trânsito, slides  de  acidentes  acontecidos  em  nosso  município, estatística de acidentes a nível nacional e regional e também espaço  aberto  a perguntas dos participantes, com o  intuito  de  esclarecer  o  porque  de  todos os procedimentos  que vem sendo  adotados  pelo Ministério Público, Polícia Militar e Dmtrans em  ações de orientação e prevenção de acidentes com o objetivo de preservar vidas.
Foram esclarecidas também os critérios adotados quanto  a  diferença  de  valor  cobrado em relação as penalidades  aplicadas (infrações de trânsito x crimes crimes de trânsito)  e  outros assuntos relacionados a segurança do trânsito de nosso município.
O DMTRANS agradece o convite e o carinho dos profissionais e alunos desta referida escola e avisa ainda que na próxima  semana  dará  sequência  ao  ciclo de palestras nos pólos de educação da zona rural e também cidade, onde serão divulgados logo mais os locais e datas da realização do projeto.



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Projeto Educação Para o Trânsito Nas Escolas

O DMTRANS/COCAL e o promotor de justiça Dr. Túlio Ciarline Mendes, estarão amanhã (02/10) na Escola Agrotécnica Dep. Ribeiro Magalhães (Escola Agrícola) promovendo uma palestra sobre trânsito e também fazendo esclarecimentos a respeito de toda ação em defesa da segurança e proteção no trânsito de nossa cidade, que vem sendo promovida pelo Ministério Público, Polícia Militar e Dmtrans. O evento terá início às 19:00 horas.