OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sindicalista quer proibir venda de motos para quem não tiver CNH e diminuir acidentes



O presidente do Sinprome/MS (Sindicato Profissional dos Trabalhadores Condutores em Motocicletas, Entregadores e Autônomos Individuais Sobre Duas e/ou Três Rodas Motorizados ou Não) – Luis Carlos Escobar avalia que apenas uma lei específica de restrição à venda de motocicletas poderia ajudar, em curto prazo, na redução de acidentes.
“Iremos propor à Câmara Municipal a criação de uma lei que proíba a venda de motos às pessoas inabilitadas.”, explica o Luis Carlos. Para ele, caso os bancos também exigissem a habilitação para a liberação de financiamentos, estes números seriam ainda menores.
Sobre os altos índices de acidentes, Luis Carlos avalia que os números são baixos entre os profissionais da categoria (motoentregadores e mototaxistas). “A maioria dos acidentes são entre os não-profissionais, que muitas vezes se quer possuem carteira”.
Para a advogada Ana Medeiros, presidente da Comissão Especial de Trânsito da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), é necessário atacar este problema em várias frentes, sendo a educação como base e, em seguida, a fiscalização, penalização e engenharia de trânsito.
Para ela são três os maiores fatores de risco no trânsito: velocidade, álcool e motocicleta. Com relação aos números de mortes no trânsito em 2012, Ana aponta que “agosto com certeza irá superar janeiro no número de mortes”.
A presidente da comissao avalia ainda que a legislação é branda e que o um projeto para mudança sobre penalização seria a forma mais prática de redução no número de acidentes.
Semana de Trânsito
Atualmente cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito–2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. A Semana Nacional de Trânsito será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Durante os dias 18 a 30 de setembro acontece o ciclo de palestras online pelo site www.planetaead.com.br, uma parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp. Entre os assuntos estão: a Violência no Trânsito: Causas e medidas de redução; a Municipalização do Trânsito: procedimentos e benefícios e o processo de formação do condutor e o papel do CFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário