OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

domingo, 31 de agosto de 2014

São Paulo sediará o maior encontro de lideranças dos Agentes de Trânsito do Brasil já confirmado

O primeiro Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito em São Paulo que será realizado no próximo dia 13 de setembro tem a confirmação da presença das lideranças da categoria dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Acre, Paraná e o estado anfitrião de São Paulo terá várias representações de suas cidades, havendo cerca de 300 lideranças da categoria de todo o Brasil. O evento é promovido pela Diretoria de Representação – DR da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo e acontecerá no endereço da Rua: Santa Luzia, 74, Sé, São Paulo/SP.
O encontro foi planeado numa parceira da DR CET representado pelo o diretor Leandro Leme Camargo e o Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba / SINATRAN-PB por seu presidente Antônio Coelho, com o apoio das demais lideranças do movimento nacional da categoria, para democratizarem a construção de proposta de lei federal de regulamentação da atividade e formar regras gerais da carreira dos Agentes de Trânsito de todo o Brasil.
A proposta e construção de uma minuta tiveram seu início na cidade de Petrolina no último mês de junho. Após a promulgação da Emenda Constitucional n° 82, de 2014, proveniente da PEC 55, criar essa lei regulamentadora será o desfecho para autenticar a interpretação correta de quem é o Agente de Trânsito previsto no artigo 144, no § 10, inciso II, da Constituição Federal, e definir suas atribuições típicas ao cargo. O projeto do porte de arma de fogo de natureza funcional terá foco na pauta dos debates também, assim como demais projetos referentes à categoria e as suas funções que tramitam no Congresso Nacional.
Em Salvador no ano de 2010 ocorreu o primeiro encontro da categoria dos Agentes Municipais de Trânsito no Brasil, promovido pelo sindicato da Bahia, que contou com a presença de representações de 12 estados da federação, e foi a partir daquele encontro que a categoria iniciou suas mobilizações nacionais que culminou na aprovação de uma emenda constitucional e outros projetos prestes a ser votada e se tornar mais uma lei, a exemplo do PLC 92, de 2013, da inclusão da categoria no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI).
"Esse Encontro em São Paulo representará um marco para as próximas mobilizações nacionais dos Agentes de Trânsito em prol de sua organização e conquistas que valorizam a carreira e a busca das condições necessárias para prestarem seus serviços com mais eficiência à sociedade brasileira", disse Antônio Coelho.
Fonte: Sinatran-Pb

Novo UNO é o primeiro carro nacional com Start-Stop

As inovações tecnológicas são, sem dúvida, os grandes destaques no Novo Uno, que chega ao mercado na primeira quinzena de setembro. Sua linha 2015 traz muita evolução, sofisticação e tecnologias de ponta acessíveis para o bolso do consumidor brasileiro. 

Um dos destaques que fará a grande diferença no segmento do Novo Uno é o inédito Start&Stop. A Fiat é a primeira fabricante a equipar um automóvel nacional com esse sistema. Também marca com o modelo o primeiro motor Flex com Start&Stop atuando tanto  com gasolina como com etanol. 

Presente como item de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015, este recurso "verde" de última geração, que desliga e religa o motor automaticamente, pode proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. O sistema também reduz significativamente a emissão de gases, contribuindo em muito para o meio ambiente. 
O Start&Stop para o motorista tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto, que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem que o propulsor religa imediatamente, e o Novo Uno Evolution está pronto para arrancar. 

O Novo Uno 2015 traz muitas novidades, um design externo ainda mais moderno e um interior totalmente novo, com mais conforto e requinte a bordo. Sua nova gama chega com sete versões. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. A elas somam-se as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria atual, mas já como linha 2015. 
Com informações da Agência WT Press

sábado, 30 de agosto de 2014

PLC PRONASCI está na pauta para ser votado semana que vem

O PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania) que concede uma bolsa remunerativa e cursos online aos Agentes de Trânsito está na pauta de deliberação do senado federal para o dia 02 de setembro de 2014, próxima terça-feira.
O PLC 92 (pronasci) foi de iniciativa da Câmara dos Deputados apresentado em 2010 Pelo Deputado Daniel Almeida (PC do B-Ba) a Pedido do SINDATRAN-BAHIA, (Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia), sendo aprovado por unanimidade no plenário após passar pelas comissões e agora aprovando no Senado o PLC irá tornar-se lei após sansão da presidente.
Clique na imagem para ampliar e ler o documento
O Vice presidente do SINDATRAN-BAHIA, Vagnelson, sobre o PLC diz “ Esse Projeto além de beneficiar diretamente o Agente de Trânsito, Beneficiará também todos os órgãos de trânsito, que a partir desse momento, poderão celebrar convênios com o Ministério da Justiça, solicitando melhorias como viaturas e equipamentos para realização da fiscalização e melhoria do trânsito em geral, lembrando que a EC 82, diz que fazemos parte da segurança pública, porém  não nos dar direito de participarmos do PRONASCI, por isso a necessidade da aprovação desse PL para que a categoria possa se preparar mais e prestar um melhor serviço a toda sociedade”.
Fonte: Transito em foco.

Proposta proíbe frisagem de pneus

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7038/14, do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), que veda a frisagem de pneus por revendas, oficinas, autopeças, borracharias e estabelecimentos similares, bem como a comercialização de pneus frisados.
O projeto acrescenta dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Conforme a proposta, a fiscalização da medida e a eventual aplicação de sanções ao descumprimento da norma serão especificadas em regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Maldaner explica que a frisagem é o ato de criar novos sulcos em um pneu usado, tentando transformá-lo em um novo. “Ao fazer o novo friso, diminui-se a espessura da borracha, além da que já foi perdida com o desgaste natural, deixando a lona da banda de rodagem mais superficial”, aponta.
Segundo o parlamentar, em um grande número de acidentes, os veículos envolvidos estão com pneus frisados. “A frisagem diminui drasticamente a performance e a estabilidade do veículo, além de favorecer o estouro do pneu”, destaca.
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações da Agência Câmara.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Projeto cria varas especializadas para julgar crimes de trânsito

A Câmara dos Deputados analisa projeto que cria varas especializadas e privativas de crimes de trânsito para cidades acima de 500 mil habitantes (PL 7028/13). A proposta, do deputado João Caldas (SD-AL), obriga que nessas cidades tenham promotoria e delegacia especializada na área.
O texto prevê ainda a inclusão da disciplina “Educação para o trânsito” para o ensino fundamental a ser regulada pelas diretrizes curriculares da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.
Segundo o deputado, vários acontecimentos nem sempre são apurados devidamente, pois outros tipos de crimes atraem a atenção dos órgãos de controle, em detrimento dos de trânsito. De acordo com o parlamentar, a disciplina “Educação para o trânsito”, vai permitir que as crianças “já cresçam e evoluam tendo a noção da responsabilidade que é dirigir e usufruir do trânsito”.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição de Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário.
Com informações da Agência Câmara

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Agentes de trânsito conquistam adicional de insalubridade em Patos e Pombal

Através das lutas desenvolvidas pelo Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba – SINATRAN/PB os trabalhadores tem conquistado vários direitos e benefícios. O adicional de insalubridade de 20% sobre o salário em Patos e Pombal são exemplos claros dessas lutas.
Em maio deste ano o SINATRAN/PB conseguiu junto à prefeita da cidade de Patos, Francisca Motta – PMDB o adicional de insalubridade e dias depois, foi a vez da prefeita de Pombal – PB, Pollyana Dutra – PT durante reunião também conceder o adicional.
O presidente do SINATRAN, Antônio Coelho apresentou cópia de laudo técnico que comprova a atividade dos agentes exposta à situação insalubre em gráu médio e citou a necessidade de se fazer justiça do fato da prefeitura de Pombal ser uma das poucas cidades da Paraíba que ainda não paga este benefício aos agentes de trânsito.
A prefeita Pollyana Dutra atendeu ao pedido do sindicato e encaminhou um Projeto de Lei para Câmara Municipal dos Vereadores concedendo o adicional de insalubridade de 20% sobre o salário da categoria a partir do mês de junho.
“A prefeita Pollyana e a prefeita Francisca Motta estão de parabéns pela flexibilidade em negociar com o sindicato e chegarem a um consenso em uma única rodada de negociação em Pombal e duas em Patos. Temos outras reivindicações ainda no pleito da categoria e a conquista do adicional de insalubridade significa avanço e reconhecimento do nosso trabalho”, disse Coelho.
Patosonline.com

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DMTRANS, Polícia Militar, Guarda Municipal e Equipe do Samu garantiram a tranquilidade dos Festejos de Cocal 2014

 
As comemorações em alusão aos festejos de Cocal foram realizadas com muito sucesso e com grande participação do público, mas um dos destaques principais ficou por conta da segurança, que durante os quatro dias de festa na Nova Praça de Eventos em Cocal, registrou apenas um incidente, que logo foi contornado.
 
Com um efetivo de 20 policias por noite (Militares e da Força Tática), sob o comando do Capitão Ronald, juntamente com homens da Guarda Municipal, seguranças particulares e DMTRANS, reforçaram a segurança dos festejos e garantiram a traquilidade dos munícipes e visitantes.
Durante as noites, o SAMU fez apenas alguns atendimentos médicos, mesmo com muitos exagerando na bebida alcoólica. Durante um breve balanço, o comandante Cap. Ronald, avaliou as festividades como tranquila. "Tivemos a praça lotada e muito movimento nos arredores da festa durante todas as noites. Podemos constatar as famílias confraternizando em paz e receptível ao trabalho da Polícia Militar, fazendo do evento um local propício para toda família", afirma.
Isso é inédito em Cocal. É a primeira vez que se realiza um festejo e que nenhuma ocorrência grave é registrada, então isso é um grande sinal positivo para a cidade, que tranquiliza e incentiva o retorno dos visitantes na realização das próximas festas no município. Vale lembrar que no ano passado, a polícia teve muito trabalho e realizou muitas prisões. Houve momentos que o local parecia uma "praça de guerra". 
Fonte: Site Prefeitura Municipal/Blog do Coveiro.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ceará adota prontuário eletrônico na fiscalização de trânsito

Cerca de 300 agentes de trânsito do Ceará usarão o novo sistema de prontuário eletrônico até setembro. A transição dos blocos de papel para smartphones e tablets já começou em julho, conforme apurou a reportagem do jornal O Povo.
O software foi desenvolvido para o sistema Android e permitirá ao agente consultar dados do veículo e registros de infrações que constam na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com a finalidade de coibir furtos e roubos. A partir do acesso aos dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), também terão informações na hora sobre os condutores para verificar, por exemplo, a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Talão eletrônico também é testado no Mato Grosso
Policiais militares do Mato Grosso testam uma nova tecnologia que promete desburocratizar o trabalho de fiscalização do trânsito mato-grossense. Batalhões do estado já usam 100 aparelhos celulares com o sistema, mas a meta é chegar a 1,5 mil policiais equipados nos próximos dias.
Pelo talonário eletrônico é possível verificar a situação do veículo com segurança e agilidade na abordagem policial. A documentação será analisada com mais agilidade. O programa foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
Uma das propostas do Detran-MT é municipalizar definitivamente o trânsito no Estado e a nova tecnologia será aliada neste processo, segundo o órgão. Para cumprir este objetivo, o departamento formaliza parcerias com as prefeituras e Polícia Militar, nos batalhões de trânsito.
O Detran-MT argumenta que o mais importante com a implementação do sistema é conscientizar o cidadão. Ressalta que o objetivo não é aplicar multas, mas atuar na desburocratização e eficiência nas fiscalizações de trânsito. Fonte: jornaldiaadia.com 12/08
Fonte: Jornal o Povo.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Polícia chinesa adota "olho por olho" para punir condutores

Ofuscamento na China
Ofuscar os outros condutores através do uso inapropriado da luz alta terá uma consequência nada agradável para os que são apanhados pela polícia, na China

Os agentes de trânsito em Shenzhen, sul da China, aplicarão uma penalidade, no mínimo, diferente, aos condutores que usarem as luzes inadequadamente: obrigarão os condutores a sentarem-se em frente a um carro da polícia, olhando diretamente para os faróis do veículo ligados, durante cinco minutos.

O castigo, ao estilo "olho por olho, dente por dente", foi anunciado pelas próprias autoridades de Shenzhen na sua conta na rede social Weibo, a versão chinesa do Twitter, classificando-o como "uma experiência apropriada", que leva os ofensores a "sentir o mal" de ofuscar outros condutores. Aos cinco minutos de castigo junta-se ainda uma multa equivalente a cerca de 36 euros (mais ou menos R$ 110).
Fonte: Portal do Trânsito

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DMTRANS PARTICIPA DO PROJETO PEDALAR

 
O DMTRANS/Cocal participou nesta sexta-feira (08/08) do Projeto Pedalar, realizado pelos professores de educação física de algumas escolas do município, onde os agentes de trânsito deram todo o suporte aos alunos durante todo o trajeto, visando a segurança de todos no que diz respeito a prevenção de acidentes, pois apesar de alguns imprevistos e de alguns estudantes mais entusiasmados, tudo ocorreu de forma normal e sem  maiores complicações.

Este projeto visa despertar no aluno a prática de esporte e atividades físicas, com enfase a prevenção de problemas relacionados a falta deste hábito, uma vez que estas atividades praticadas de forma correta  proporcionam a todos uma vida mais saudável.
Os participantes percorreram várias ruas e avenidas da cidade, com ponto de chegada na praça de eventos, onde houve sorteio de diversos prêmios.
O DMTRANS/COCAL agradece a todos os profissionais envolvidos neste evento, pela confiança depositada neste órgão e de já se coloca a disposição de todas as instituições deste município, no que diz respeito a segurança e orientação no trânsito, com vistas a proporcionar sempre um trabalho eficiente e de qualidade.   

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Multa por ultrapassagem irregular vai ficar até dez vezes mais cara

Ultrapassagem irregular
A multa por ultrapassagem irregular ficará até 10 vezes mais cara, já a partir de novembro deste ano. A alteração do Código de Trânsito Brasileiro tem o objetivo de tentar reduzir o número de mortes nas estradas. A consequência deste tipo de irregularidade é a batida frontal que, apesar de representar apenas 3% das infrações, é a que causa um terço das mortes nas estradas brasileiras. E o Paraná é o estado onde há o maior número de multas por ultrapassagem irregular nas estradas, com 107.015 multas, segundo as estatísticas da Polícia Rodoviária Federal. 

Com a mudança, a ultrapassagem pelo acostamento será considerada gravíssima e passará de R$ 127,69 para R$ 957,70. O mesmo valor que será cobrado pelo motorista que fizer a ultrapassagem pela contramão. E neste caso, se houver reincidência em até 12 meses, o valor passará para R$ 1.915,40.

A punição vai ficar ainda mais rigorosa se o motorista criar uma situação de risco, mesmo que seja em local onde a ultrapassagem é permitida. O motorista poderá perder o direito de dirigir. Se houver reincidência, ele será multado em R$ 3.830. 
A alteração do Código foi publicada em maio deste ano. 
Fonte: Bem Paraná

Adesivos em carros: o que pode e o que não pode

Adesivos no carro
Durante o período eleitoral, muitos cidadãos decidem colar adesivos nos carros, seja para mostrar a sua intenção de voto, seja para fazer propaganda de determinados candidatos. O que muitos têm dúvida é se pode ou não pode utilizar adesivos nos carros particulares e em que locais é permitida a colocação.

Segundo a legislação eleitoral e o Código de Trânsito Brasileiro, é permitido o uso de adesivos colocados nos vidros desde que não impeçam a visibilidade do motorista (adesivos do tipo perfurado), limitados no máximo à dimensão até 4m².

A colocação de bandeirolas, flâmulas e dísticos é permitida nos veículos particulares.

É proibido que os veículos, ainda que de propriedade privada, que dependam de concessão ou autorização do poder público (ônibus, táxis, moto-táxi, alternativos, carros de aluguel ou de placa vermelha) utilizem qualquer tipo de propaganda.
Envelopamento
Está proibido o uso de adesivos em toda a extensão da lataria do veículo, o que caracteriza envelopamento, por infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que versa sobre a alteração das características originais do automóvel, sem a respectiva autorização do órgão estadual de trânsito.
Fonte: Portal do Trânsito

domingo, 3 de agosto de 2014

SINDETRAN-PE realiza Audiência para debater a EC-82 e Regulamentação dos Agentes de Trânsito

“A Emenda Constitucional n° 82 é um divisor de águas para os Agentes de Trânsito”, diz jurista em palestra.
O professor de direito constitucional da Faculdade de Direito de Recife e Universidade Federal de Pernambuco o Dr. Bruno Galindo, participou de audiência pública, cujo tema a Emenda Constitucional n° 82, de 2014, e sua consequência para o profissional de trânsito estadual e municipal. A Audiência foi promovido pelo SINDETRAN-PE Sindicato dos Servidores do DETRAN de Pernambuco, corrido na sede do DETRAN em Recife, nesta última quinta-feira, dia 31, . Dr. Bruno possui Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com realização de Programa de Doutorado com Estágio no Exterior na Universidade de Coimbra/Portugal. O jurista em sua palestra classificou a Emenda Constitucional 82 (EC 82) como um “divisor de águas” para dos Agentes de Trânsito.
O palestrante Dr. Bruno em sua explanação destacou que levar o agente de trânsito a status constitucional deu a categoria uma rentabilidade jurídica e política que na sua visão é um ganho imenso, principalmente pelo fato de ser agora um preceito constitucional sua carreira. Os governos e legisladores deverão regulamentar a carreira e se não fizerem isso poderão ser provocados judicialmente pela omissão de um dever que lhes competem e um direito da categoria.  Essas carreiras prioritariamente deverão ser regulamentadas por leis dos entes federados a qual os agentes de trânsito são vinculados, Municipal, Estadual ou do Distrito Federal, nos casos que já possuem as carreiras podem ser reformadas a luz da EC 82.
Poderá ser criada uma regulamentação da carreira por lei federal que traga as regras gerais que as leis menores deverão complementar. No campo político, o fato de ser uma categoria com carreira expressa em norma constitucional que leis infraconstitucionais deverão respeitar e o fato de está no capítulo de segurança pública e envolver um tema bastante em evidência que é a mobilidade urbana eficiente, a categoria passa ter um papel mais relevante nesse campo político.
A EC 82 foi taxativa quanto às atribuições de educação, engenharia e fiscalização de trânsito, porém, deixou em aberto um leque de atribuições a mais para ser regulamentas em leis, no entanto, no que se refere às atribuições só poderão ser regulamentadas por leis federais devido ser atividades de trânsito, pois legislar sobre trânsito é competência privativa da União.
Estiveram presente na Audiência além do Jurista:
Presidente da Federação Nacional dos Sindicatos do DETRAN - Eider Marcos
Presidente do SINDETRAN-PE - Alexandre Bulhões
Presidente do SINATRAN-PB Antonio Coelho
Diretor do SINAT-PE - Jair Fidelis
Fonte: SINATRAN-PB

SINATRAN-SE realiza Audiência Pública para debater a EC-82 e Regulamentação da Categoria

A audiência pública do SINATRAN-SE (Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado de Sergipe) realizada no auditório do IFS-Campus Lagarto, no dia 01 de agosto trouxe especialistas de peso para tratar dos efeitos da emenda constitucional de nº. 82, o professor e advogado, André Kazucas iniciou a palestra falando da importância da inclusão dos agentes no artigo 144, da Constituição Federal que cria a carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública. O texto prevê novas responsabilidades para o profissional, como proteção das vias e não apenas a orientação do trânsito, além de abrir a possibilidade do porte de arma para a categoria. Segundo Kazucas, a alteração da constituição foi o marco inicial para o reconhecimento de um serviço já prestado pelos agentes a sociedade e com a abertura de diálogo com os gestores e legisladores, poderão ser implementadas legislações no âmbito nacional, estadual ou municipal para atender o pleito.
A segunda palestra foi do presidente da FETRAN (Federação Nacional dos Sindicatos dos Detrans), Eider Marcos, destacando que a luta iniciou em 2011 (PEC 55) e teve aprovação recorde, pois alterar a Constituição Federal não é uma tarefa fácil. Eider também citou que devido à alteração, existe a possibilidade da concessão do porte de arma para os integrantes da categoria de agentes de trânsito, pois encontra-se na Câmara dos Deputados o PL3624/2008 que obteve parecer pela inconstitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), no dia 17 de dezembro de 2013, onde o relator deputado Alexandre Leite (DEM-SP) justificou a inexistência dos agentes no artigo 144, da Constituição Federal. Portanto, hoje os agentes de trânsito estão no rol da segurança pública. “Nossa profissão é de risco, eu não quero portar a arma, mas infelizmente eu preciso”, afirmou Eider.

Sobre o tema do porte de arma para os Agentes de Trânsito o presidente do SINATRAN-SE, Leonardo Henrique expôs sua opinião: “O porte de arma é de suma importância para o profissional de fiscalização e operação de trânsito, não para o combate à criminalidade, mas para proteção deste profissional, visto que o meliante utiliza em constância às vias públicas antes ou durante a execução de suas ações delinquentes. Entretanto, entendemos que seja necessário o preparo adequado do profissional para tal porte.”, afirmou lembrando casos de violência contra os agentes no estado de Sergipe.
As palestras foram encerradas com o presidente do SINATRAN-SE, Leonardo Henrique que iniciou seu discurso agradecendo a todos os envolvidos nessa luta que por fim foi vitoriosa, enaltecendo a importância dos sindicatos nas mobilizações realizadas em Brasília em prol da aprovação da emenda. Finalizando o discurso, Leonardo citou que o texto da emenda estabelece a carreira do agente de trânsito, informando que na ultima quarta-feira, 30 de julho, participou de uma solenidade de entrega do Plano de Carreira dos Agentes de Trânsito de Estância, primeira cidade sergipana a dar o primeiro passo após promulgação da PEC77.
Encerrando-se as palestras, foi aberta a sessão de perguntas aos palestrantes convidados. O evento contou com a participação de agentes de trânsito de Aracaju, Lagarto, N. Srª do Socorro, Estância, Carmópolis, Itabaiana, Poço Verde, Laranjeiras, Itabaianinha, Tobias Barreto, Simão Dias, Boquim, N Srª da Glória e São Cristóvão.
Autoridades presentes: Senhor Antonelli, Diretor do SINDETRAN/PE, Senhor Clebson Pinto-ex-presidente do SINDETRAN-SE e a Deputada Goretti Reis (DEM-SE).
Fonte: Assessoria de Comunicação SINATRAN-SE

sábado, 2 de agosto de 2014

DMTRANS/COCAL regulamentará estacionamentos particulares durante os festejos de nossa cidade

 
Comunicamos as pessoas interessadas a instalar estacionamentos particulares durante os festejos de nossa cidade, que todos deverão procurar nesta segunda-feira 4 de agosto a sede do DMTRANS (Departamento Municipal de Trânsito) Localizado na Rua Areolino de Abreu, próximo a Panificadora do Sr. José Maria Almeida, para estabelecermos os locais adequados para localização dos mesmos, pois não serão permitidos a ocupação de espaços que não ofereçam condições favoráveis ao fluxo de veículos e pessoas.
 
SEDE DO DMTRANS/COCAL
Agradecemos a compreensão e contamos com o apoio de todos no objetivo de organizarmos as vias públicas de nossa cidade no decorrer de toda festividade.
Informações ligue: 9855 6000 / 9992 9074

Atenciosamente DMTRANS/COCAL

São Paulo sediará Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil

A Diretoria de Representação – DR da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo promoverá no dia 13 de setembro o primeiro encontro nacional da categoria de agentes de trânsito do Brasil realizado na grande capital de São Paulo. O evento tem o objetivo de debater proposta de projeto de lei federal para regulamentar a carreira e atribuições do agente de trânsito previsto na Emenda Constitucional 82, de 2014, que disciplina a segurança viária e define o agente de trânsito estruturado em carreira.
Os principais pontos a serem discutidos no encontro serão: Nomenclatura agente de trânsito, regime estatutário ou celetista, padronização nacional dos uniformes, atribuições e outros mais relacionados que poderão ser inseridos no contexto. O projeto de lei 3624, de 2008, que trata da concessão do porte de arma funcional para a categoria que está em tramitação na Câmara dos Deputados será também objeto de discussão.
Os organizadores disponibilizarão de transporte na cidade para os participantes vindos dos demais Estados no dia do evento. Sendo o ponto de embarque de frente a prefeitura de São Paulo na Rua: Libero Badaró com viaduto do Anhangabaú - Centro de São Paulo. O horário de embarque das 07h00min ás 07h40min destinados ao local do evento na Rua: Messias de Pina n° 77, Bairro: Mooca, cidade de São Paulo.
As 08h00min será servido o café da manhã e as 09h00min terá a abertura do evento, as 12h00min será servido o almoço no próprio local e as 13h30min retorna as atividades do evento com previsão para o encerramento as 16h00min. Após o término está previsto um tour pela central de operações da CET.
O diretor da CET Leandro Leme Camargo convida lideranças e voluntários da categoria no movimento nacional em prol da valorização do agente de trânsito que poderão conquistar pela união de todos na aprovação de projetos de leis federais. Os interessados poderão confirmar presença pelo e-mail: sinatranpb@yahoo.com.br ou pelos telefones da DR CET: (11) 3396-8081, (11) 3396-8082, (11) 97534-4949, (11) 96666-1740.
Recomendam-se os participantes estarem uniformizados no evento. 
Fonte: Sinatran-Pb

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Reunião define critérios e normas para o os festejos da padroeira da cidade

Na manhã desta sexta-feira (01/08), foi realizada uma reunião no auditório da Prefeitura de Cocal, com o objetivo de planejar e estabelecer algumas regras para o bom andamento dos festejos da padroeira da cidade, primando em primeiro lugar a ordem pública e obediência às leis. Em pauta, foram discutidos os temas como o sistema de proteção à criança e ao adolescente, segurança, higiene, coordenação da área e organização dos comerciantes e vendedores que pretendem comercializar comidas e bebidas no evento que terá início no dia 05 estendendo-se até o dia 15 deste mês.
Compareceram à reunião o secretário de cultura-Bernardo Filho, promotor de justiça-Francisco Tulio, Polícia Militar, representantes da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito-DMTRANS, representantes da vigilância sanitária do município e os vendedores que trabalharão durante os dias de festa. 

Todos opinaram nas diversas áreas de atuação de cada entidade, definindo pontos que irão garantir a segurança, o trabalho ostensivo e preventivo de combate à violência, acidentes de trânsito, abuso de som automotivo e doméstico e principalmente a proibição da venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos. 
Todos os comerciantes e ambulantes estão proibidos de vender bebidas em garrafas ou copos de vidro. A vigilância sanitária também fiscalizará a venda de comidas. Quem for flagrado descumprindo quaisquer dos pontos acordados durante a reunião, principalmente a venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de 18 anos, perderá o direito de comercializar seus produtos na festa e ainda será autuados nos termos previstos pela lei. 
 
"Todo o aparato preventivo e ostensivo visa oferecer segurança e tranquilidade aos cidadãos cocalenses e visitantes que vêm nos honrar com sua presença e prestigiar nosso evento, que é considerado um dos maiores da região norte do estado. A festa é de todos e espero que tudo aconteça em paz e harmonia", disse o secretário de cultura-Bernardo Filho.
Fonte: ASCOM PMC

Deputado Gonzaga Patriota discute com Agentes de Trânsito regulamentação da carreira a ser estabelecida após promulgação da PEC

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) se reuniu na manhã desta sexta-feira (27), em Petrolina, com agentes de trânsito dos Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Pará, Bahia e Ceará para discutir a criação de projeto de lei para regulamentação da carreira a ser estabelecida após promulgação de Proposta de Emenda à Constituição, de origem da Câmara dos Deputados como PEC 55, de 2011, aprovada nas duas casas do congresso nacional por unanimidade, que estipula que a categoria seja estruturada em carreira.
Deputado Gonzaga Patriota ouviu as reivindicações dos agentes de trânsito do que poderá ser definido como regras gerais da regulamentação da carreira. Será analisado pelo parlamentar e sua assessoria todos os pontos levantados pelos agentes, com destaques a padronização dos uniformes e viaturas, nível de escolaridade superior, reconhecimento de atividade de risco, entre outros, para após promulgação da PEC ser protocolado o projeto de lei da regulamentação.
Entre os avanços a serem obtidos, Antônio Coelho, presidente do Sindicato Intermunicipal de Agentes de Trânsito da Paraíba, citou a carga horária, a aquisição de equipamentos, a promoção de cursos e a exigência de nível de escolaridade e qualificação para os profissionais.
Gonzaga Patriota, que foi Secretário Nacional de Trânsito, no Governo Itamar Franco, ressaltou que basta observar o número de mortes no trânsito para ver o quão é importante a regulamentação da profissão dos agentes.
O agente de trânsito Leal, representando o Estado do Pará, agradeceu o apoio que o deputado Gonzaga Patriota vem dando a categoria.
“O deputado é um defensor do Sistema Nacional do Trânsito, inclusive é autor do Projeto de Lei que institui o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade do Trânsito, comemorado em 23 de setembro, na Semana Nacional de Trânsito. Fica nosso agradecimento pelo apoio e reconhecimento”, disse Leal.
Site: gonzagapatriota.com.br / Edição do sinatran-pb.com

UK começará a testar carros que não precisam de motorista em 2015

Cientistas britânicos trabalham no desenvolvimento da tecnologia há dez anos
O Reino Unido espera ter os primeiros testes com veículos autônomos a partir de janeiro de 2015. O Departamento de Negócios, Inovação e Habilidades e o Departamento para o Transporte anunciaram, nessa quarta-feira (30), £ 10 milhões, o equivalente a quase R$ 40 milhões, para uma competição que vai selecionar três cidades para sediar as experiências. O objetivo é que as administrações locais se unam a empresas e organizações de pesquisa para apresentar propostas. Cada projeto deve durar de 18 a 36 meses.  

De acordo com o Departamento para o Transporte do Reino Unido, embora os carros autônomos não eliminem a necessidade de investimentos nas rodovias, poderão revolucionar a forma como as viagens ocorrem. Ao comentar a medida, a subsecretária do Departamento, Claire Perry, disse que “carros sem motoristas têm um enorme potencial para transformar a rede de transportes do Reino Unido, melhorar a segurança, reduzir os congestionamentos e também as emissões de poluentes”. Para viabilizar os experimentos nos ambientes urbanos reais, normas regulamentares estão seno revistas. 

Uma das metas do incentivo é manter o Reino Unido na vanguarda do desenvolvimento dessa tecnologia. Ao longo dos últimos dez anos, cientistas britânicos, especialmente da Universidade de Oxford, têm trabalhado em modelos de carros que dispensam a necessidade de motorista. Os projetos utilizam sensores instalados nos próprios veículos para viabilizar a navegação.

Documento divulgado no ano passado pelo Departamento para o Transporte com o planejamento de ações para as rodovias britânicas (versão em inglês disponível aqui) destaca a preocupação em aplicar as novas tecnologias em estratégias que melhorem a gestão de informações sobre o trânsito e tornem o fluxo mais seguro, menos congestionado e que cause menos impactos ambientais.

A agência responsável pela administração das autoestradas na Inglaterra, por exemplo, está desenvolvendo novas tecnologias para permitir o gerenciamento de informações diretamente com os veículos, por meio da tecnologia móvel, utilizando, por exemplo, smartphones e dispositivos de navegação por satélite.  

A ideia é que o serviço em tempo real, além de beneficiar os passageiros, ajude também os órgãos de fiscalização e os serviços de emergência a prestar atendimentos mais rapidamente, além de facilitar investigações sobre as ocorrências. “Em apenas alguns minutos, um scanner a laser pode capturar informações vitais no local do acidente, como a posição dos veículos na estrada. Isso reduz muito o processo de perícia na coleta de provas na cena. Com isso, a estrada pode ser reaberta mais rapidamente, evitando os congestionamentos. Os números mais recentes mostram que o uso de scanners a laser economiza, em média, 40 minutos em uma investigação”, destaca o documento.  

Com informações da Agência CNT de Notícias