OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO DE COCAL SOLICITARÁ BLITZ NA CIDADE

Diante dos vários acidentes acontecidos em nossa cidade e com base nos diversos relatos de menores conduzindo veículos automotores na cidade, o ministério público fará pedido de uma intensificação na fiscalização por parte do Detran no município, uma vez que pais e responsáveis nem se quer evitam entregar esses veículos a pessoas não capacitadas a conduzir-los. Mesmo tendo sido feitas várias constatações por parte do DMTRANS/COCAL a ocorrências desta natureza, a incidência de crimes nestes aspectos vem se repetindo na cidade. Vale a pena exclarecer que menores que flagrados conduzindo veículos, continuam sendo anotados e posteriormente chamados a responder pelo crime previsto no art.309 e seus respectivos responsáveis responderam pelo art.310 do CTB, bem como o condutor que por qualquer motivo seja considerado infrator em um determinado acidente será responsabilizado pelos danos e sofrerá as devidas penalidades previstas de acordo com a lei.

DETRAN VAI INTENSIFICAR BLITZ POR TODO O ESTADO


O Detran e outros órgão do governo vão intensificar a realização de blitz em Teresina e no interior, como forma de reduzir a condução imprudente e, assim, diminuir os acidentes. Conforme revela o comandante da Polícia Militar, Coronel Rubens Pereira, as blitz têm sido cada vez mais frequentes, com efeitos muito positivos.No interior as operações têm se repetido constantemente, conforme revela o diretor do Detran, Antônio Vasconcelos. “Às vezes há resistência da própria população, mas essas operações são a favor da própria sociedade. Estamos atuando para preservar a vida das pessoas”.

CAMPANHA EM DEFESA DA VIDA

De posse dos dados da pesquisa Cepro/CCom, que aponta um prejuízo de R$ 500 milhões no Piauí decorrentes dos acidentes de trânsito, o governador Wilson Martins mandou que fosse criada uma campanha publicitária alertando para os riscos do uso indevido dos veículos. O foco principal será chamar atenção para a não utilização do capacete pelos usuários de motos, do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros de automóveis e para o enorme perigo que representa unir álcool e condução.
A campanha já está produzida e tem como lema: “Preserve a Vida”. Entre outras coisas, chama a atenção para o número de acidentes registrados por ano no Estado e as vítimas resultantes. O anúncio de jornal, por exemplo, mostra uma foto de um acidentado sendo colocado em uma ambulância e alerta “Fique fora desta cena. Dirija com responsabilidade”.
A campanha deve entrar no ar já na próxima semana, em rádio, jornal, TV e out door.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MAIS ACIDENTES GRAVES ACONTECEM EM COCAL


Acidente acontecido na Avenida Joaquim Vieira de Brito onde duas motocicletas colidiram frontalmente ocorrendo lesões graves nos condutores, inclusive com perda de alguns dentes por parte da condutora de um dos veículos. Vale a pena ressaltar que nenhum dos dois usavam capacete de proteção no momento do acidente, contrariando assim o que muitos alegam de que não há necessidade de se usar esse item de segurança no perímetro urbano.
Fica aí uma dica do Departamento de Trânsito: O acidente não escolhe hora nem lugar de ocorrer, portanto mais vale usar pra não ter que passar por essas tragédias do que ficar tentando adivinhar se vai acontecer com você ou não. Ninguém sai de casa dizendo ou mesmo pensando que vai se envolver em um acidente.

sábado, 7 de janeiro de 2012

ACIDENTES EM COCAL

Ao contrário que muitas pessoas pensam, Cocal apesar de ser uma cidade de médio porte, já são registrados em nossa cidade inúmeros acidentes de trânsito quase que diariamente e muitos destes acidentes se quer chegam ao conhecimento das autoridades e das pessoas de modo geral. Existem aqueles condutores que mesmo habilitados ainda assim fazem procedimentos incorretos quanto as regras de trânsito e também aqueles que por não saberem realmente das regras, acabam agindo errado em algumas situações. Infelizmente nossa sinalização ainda não foi iniciada para que o DMTRANS venha a instruir e adequar esses condutores as estas novas situações, uma vez que todos terão que se adaptar e aí sim agir corretamente, tendo em vista que aquele que num acidente for considerado o infrator terá que sofrer as penalidades de acordo com a lei, protegendo assim aqueles cidadãos que procederem de forma educada e responsável no trânsito.

Acidente entre uma pampa e uma pop 100 dia 05/01/12
 

Acidente entre uma c-10 e uma moto fan 125 dia 07/01/12

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DÉCADA DO TRÂNSITO 2011/2020

Foi lançada (11/05/2011) a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Além disso, os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano. Em muitos países, os cuidados de emergência e outros serviços de ajuda às vítimas do trânsito são inadequados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai coordenar os  esforços  globais  ao longo da Década e vai monitorar os progressos a níveis nacional e internacional. A agência também vai oferecer apoio às iniciativas que têm objetivos como a redução do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, o aumento do uso de capacetes, cintos de segurança e a melhoria dos atendimentos de emergência.
Plano de Ação Global
Será lançado também o Plano de Ação Global para a Década, que define as etapas para melhorias na segurança rodoviária, pede mais rigor na legislação e sugere medidas que possam dar mais proteção aos grupos mais vulneráveis, como ciclistas e pedestres.
Segundo o diretor nacional do DENATRAN o piauiense Júlio Arcoverde, as prefeituras terão até 2020 para municipalizar o trânsito de suas cidades, onde aqueles que assim não procederem sofrerão cortes em verbas da saúde de seus municípios, ou seja, todos terão de arcar com suas despesas com as vítimas em acidentes de trânsito.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SINALIZAÇÃO DE RADARES

O Contran aprovou resolução onde determina que não há mais a obrigatoriedade de instalação de placas de sinalização avisando sobre a presença de radares. Isso quer dizer que a partir de agora motoristas podem ser multados em qualquer via independente do fato de haver ou não a placa de aviso de fiscalização eletrônica no local.
A partir de agora, os motoristas devem se basear nas placas que indicam o limite de velocidade permitido para aquela via. A exigência de haver informação sobre a fiscalização eletrônica estava em vigor desde 2006 e segundo o Denatran foi derrubada por sugestão da Polícia Rodoviária Federal de acordo com o seu entendimento de que as placas avisando onde estão os radares atrapalha o trabalho de fiscalização.O fim da obrigatoriedade das placas de aviso está prevista na Resolução 396 publicada no Diário Oficial do dia 22 de dezembro, e desde então a decisão sobre colocar ou não avisos sobre a presença de radares fica a critério dos órgãos locais de trânsito. Por isso condutor fique atento, a qualquer hora você pode ser surpreendido por um desses radares.