O mercado de motos está aquecido no Estado. Dados do ano passado da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que as vendas de automóveis caíram 3% e as de motos subiram 7%. Neste primeiro bimestre as vendas de autos caíram 0,4% e as de motos aumentaram 7%.
Comparações
Um carro Gol 1.0, por exemplo, hoje pode ser encontrado a partir de R$ 30.970. Uma Honda CG150 Fan ESDi (o modelo 150cc da Honda com freio a disco mais barato) custa cerca de R$ 7 mil , já incluída a documentação inicial (IPVA, DPVAT, licenciamento e emplacamento). Nos dois casos, veículos 0km. Os bancos financiam essas motos em até 48 vezes, mas no consórcio podem ser compradas em até 72 vezes.
Um carro Gol 1.0, por exemplo, hoje pode ser encontrado a partir de R$ 30.970. Uma Honda CG150 Fan ESDi (o modelo 150cc da Honda com freio a disco mais barato) custa cerca de R$ 7 mil , já incluída a documentação inicial (IPVA, DPVAT, licenciamento e emplacamento). Nos dois casos, veículos 0km. Os bancos financiam essas motos em até 48 vezes, mas no consórcio podem ser compradas em até 72 vezes.
O preço do seguro de carro mais barato no Estado, segundo as seguradoras, é do Ford Ka 1.0, que sai por R$ 1.263. Das motos, encontra-se a partir de R$ 600. Vale lembrar que os preços de seguro variam muito em razão do modelo, local, idade e até de acordo com o sexo do motorista.
Apenas 25% dos motociclistas aprenderam na autoescola
O crescimento do mercado de motos no país não trouxe só ganhos econômicos. O prejuízo da violência no trânsito também foi enorme. De 1998 a 2008, o total de vítimas fatais cresceu 753,8% no país.
O crescimento do mercado de motos no país não trouxe só ganhos econômicos. O prejuízo da violência no trânsito também foi enorme. De 1998 a 2008, o total de vítimas fatais cresceu 753,8% no país.
O Instituto Sangari, através do estudo Mapa da Violência, mostra que 1998 a 2008 as mortes em acidentes envolvendo motos passaram de 1.047 para 8.939. Divididos por estados, o trabalho só mostra os números de 2008. Em São Paulo foram 1.596 mortos. O levantamento foi realizado com base em certidões de óbito de todo o país.
O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, autor do Mapa, aponta que a vulnerabilidade dos motociclistas é de tal nível que sua letalidade em acidentes chega a ser 14 vezes maior que a dos ocupantes de automóvel.
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