OBRIGADO PELA VISITA!

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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cidades perdem mais R$ 26 mi com nova prorrogação do IPI

A prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis até 31 de dezembro vai significar um rombo extra de R$ 26,67 milhões nos cofres das prefeituras mineiras. No país, as perdas dos municípios chegarão a R$ 188 milhões apenas nos próximos dois meses. Os cálculos são da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e se referem à redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é formado por 23,5% do IPI e do Imposto de Renda.
Desde a primeira redução da alíquota do tributo, em junho deste ano, até o fim de dezembro, a redução no repasse chegará a R$ 1,69 bilhão, dinheiro que está fazendo falta para realização de obras, pagamento de fornecedores e do salário dos funcionários públicos. Muitas prefeituras estão trabalhando só com o básico de limpeza urbana, saúde e educação, diz o presidente da AMM, Ângelo Roncalli.
É o caso de Pedralva, no Sul de Minas. Desde setembro não se compra nada na prefeitura. Só gasto com saúde, educação e combustível, diz o prefeito Antônio Elísio Gomes. Mesmo assim, a prefeitura tem dívidas de cerca de R$ 400 mil com fornecedores, deixou de pagar os salários do funcionalismo no mês passado e não pode garantir o pagamento em dia do 13º.
A AMM alerta que a situação agora é mais grave do que em 2009, por ser final de mandato. Na virada do ano, os prefeitos são obrigados pela Lei de Responsabilidade Fiscal a entregar as contas em dia ou estarão sujeitos a punições que podem chegar a até a prisão. Segundo a AMM, 35% dos prefeitos mineiros não conseguirão fechar suas contas ao final do mandato. Quase todos os prefeitos estão preocupados, mas, para esses 35%, se não tiver um auxílio do governo, será impossível, diz o presidente da entidade, Ângelo Roncalli.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 75% dos prefeitos estão preocupados com o fechamento de contas no fim do mandato. Se deixarem restos a pagar, os prefeitos podem ser enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal que prevê penas até de prisão.
Em Taquaraçu de Minas, a 40 quilômetros de Belo Horizonte, o prefeito Marcílio Bezerra da Cruz, diz que não cumprirá a exigência. É impossível fechar as contas, diz ele, que vai encerrar o segundo mandato em dezembro. Tenho pena dos novos gestores, afirma.

Regras para parcelamento do DPVAT junto com IPVA

Um decreto publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial da União, altera as regras para pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT. Com a publicação, passa a valer a possibilidade de parcelamento do DPVAT junto com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O parcelamento é facultativo, cabendo aos estados aceitá-lo ou não.
Veículos licenciados pela primeira vez não terão direito ao parcelamento do DPVAT. Também fica determinado que a divisão do pagamento só poderá ser feita por proprietários de veículos registrados em estados em que o licenciamento dependa da quitação do DPVAT e do IPVA.

Chega de Acidentes! 500 mil vítimas de trânsito

Estamos chegando a uma triste marca. Triste, mas emblemática da situação que há tempos existe em relação ao trânsito no País. Desde seu lançamento, em setembro de 2009, o movimento Chega de Acidentes! apresentou um contador virtual, que estima o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito, além do impacto econômico decorrente desses acidentes.
No dia 18 de setembro daquele ano, o sistema começou a contabilizar mortos e feridos partindo do zero, levando em conta as médias apresentadas pelo Ministério da Saúde na época. Hoje, três anos depois, a realidade do trânsito brasileiro continua a de uma violência sem fim. Não é coincidência, portanto, que o contador esteja chegando à terrível marca de 500 mil vítimas do trânsito. É uma estimativa válida, já que o Brasil tem imensa dificuldade de contabilizar seus mortos e feridos no trânsito.
Desde 2009, o Chega de Acidentes! reuniu mais de 80 apoiadores, entre empresas, entidades e veículos de imprensa, além de cerca de 2.500 participantes de um abaixo-assinado que pede às autoridades medidas efetivas para uma diminuição drástica no número de fatalidades no trânsito.
Também realizou ações que incluíram a instalação de totens com os contadores de vítimas em sete cidades brasileiras: Manaus, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Vila Velha e Recife. Agora, chegando a esta marca de meio milhão de vítimas, o Chega de Acidentes renova seu apelo, e espera que esse número chocante contribua para sensibilizar governo e autoridades do trânsito, na busca de soluções definitivas – porque a questão da segurança não pode mais esperar. Esse apelo é estendido a todos os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres – todos os que convivem diariamente no trânsito – para que assumam comportamentos seguros, conscientes e de respeito à própria vida e à do próximo.
Quem somos
O Chega de Acidentes! é um movimento apartidário, liderado por entidades com um histórico de lutas em prol da segurança no trânsito brasileiro: CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito) e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Clique no link abaixo e veja: o número de vítimas, o total gasto com as mesmas e o que daria prá comprar com este dinheiro se evitados estes acidentes. 
http://www.chegadeacidentes.com.br/

sábado, 27 de outubro de 2012

Dilma testa simulador de direção


A presidenta Dilma Rousseff, ao lado do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do piloto Emerson Fittipaldi testou o Simulador de Direção de quatro rodas, no estande do Ministério das Cidades (MCidades), durante o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A ação faz parte da campanha permanente para redução dos acidentes de trânsito do ministério. Eles integraram a comitiva da presidenta, que visitou diversos estandes e fez a abertura oficial do evento.
Após o teste, a presidenta afirmou que foi uma sensação interessante ter passado por todas as fases do simulador, sem cometer nenhum erro grave. Ela deixou apenas de ligar a seta para mudar de faixa e não pisou inicialmente na embreagem para o carro andar.
O ministro Aguinaldo Ribeiro disse que o simulador é uma adequação à resolução do        Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a segurança dos futuros condutores, antes das aulas práticas nas ruas. Ele observou que essa iniciativa do ministério, no salão do automóvel, faz parte do Parada: Pacto Nacional pela Redução de Acidentes.
Emerson Fittipaldi, que também testou o simulador, afirmou que o equipamento traz condições muito parecidas com a realidade, além de autoconfiança para quem nunca andou de carro nas ruas. “A campanha é muito importante para a conscientização do trânsito no Brasil. O ministro e o Governo Federal estão empenhados para diminuir os acidentes e ter o trânsito mais seguro”, enfatizou.

Bafômetros serão distribuídos para diminuir os acidentes

Com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito, o Ministério das Cidades vai entregar um milhão de bafômetros até o fim do ano à Associação Nacional dos Detrans (AND), que distribuirá aos seus associados.
Doados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSEG) e pela Federação Nacional das Empresas de Seguros (Fenaseg), os bafômetros serão utilizados em ações educativas e não punitivas.
Além da distribuição dos equipamentos, o governo federal está investindo em campanhas publicitárias como o Paradinha, veiculada na televisão e no rádio como alerta aos motoristas para a redução de acidentes de trânsito envolvendo crianças.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lei obriga escolas a oferecer ensino de educação para o trânsito


O CTB estabelece o ensino da educação para o trânsito desde cedo, mas parece que nem todos têm acesso durante a vida escolar ou universitária
Na teoria, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a educação para o trânsito deverá ser promovida desde cedo, na pré-escola, assim como nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, tanto públicas quanto particulares, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
O código também caracteriza a educação para o trânsito como direito de todos e um dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Já na prática, parece que nem todos têm acesso à educação para o trânsito durante a sua vida escolar ou acadêmica.
A educação para o trânsito não é só para motoristas. Afinal, todos são pedestres e mesmo quem não tem ou não pretende ter carro ou moto também deve ter acesso a este conhecimento. E este, ao ser ministrado, também deve ter assuntos para os pedestres. "Quando você conhece, você pratica".

Simulador em autoescolas será obrigatório a partir do ano que vem


A obrigatoriedade, a partir de 2013, do uso de simulador nos centros de formação de condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas, poderá fazer com que o preço do curso de habilitação aumente.A afirmação é do presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto), Magnelson Carlos de Souza. "Sem dúvida nenhuma, o valor é algo que acaba interferindo de maneira negativa. Se for obrigatório, nós vamos ter que repassar isso para o usuário, não tem como você absorver esse investimento", disse à Agência Brasil no Salão Internacional do Automóvel, onde está exposto o simulador.
De acordo com o Ministério das Cidades, o simulador de direção veicular deverá ser obrigatório em todas as autoescolas do país em 2013 - ainda não há a definição de uma data exata. O equipamento, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, deverá custar o valor de um carro popular.
O simulador será usado por cinco aulas após o aluno ter feito o curso teórico, antes de iniciar a prática nas ruas.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, defendeu a implementação do simulador. Segundo ele, a preocupação maior do governo é com a segurança no trânsito e dos alunos. "É uma adequação, assim como em diversas áreas, em diversos transportes já existem adoção do simulador, antes que se faça a prática no próprio veículo. A partir daí, você garante ao condutor, ou ao futuro condutor, que ele tenha segurança antes de ir para as ruas", disse.
A questão do custo do equipamento, segundo o ministro, ainda está sendo discutida e não deverá afetar significativamente o preço dos cursos oferecidos aos futuros condutores. "A própria autoescola tem condição de adquirir um carro popular como instrumento de formação e o custo do simulador significa um veículo popular, portanto, não alterará ou não justificará um aumento expressivo ou não justificará um aumento na prestação dos alunos por conta do simulador", disse Ribeiro.

sábado, 20 de outubro de 2012

Serviço rotas das cidades

O site do Parada (Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes) dispõe do serviço rotas das cidades, no qual basta digitar o local de origem (cidade/estado) e o local de destino (cidade/estado) que o aplicativo desenha o melhor caminho a ser percorrido pelo motorista, condições das rodovias, previsão do tempo e outros, tudo detalhado do início ao fim, através do mapa e tambem roteiro escrito logo abaixo.
Procure o link que contém a imagem acima (rotas das cidades) no lado direito desse blog (DMTRANS) logo mais abaixo, clique na imagem e veja qual a melhor rota e boa viagem.
Obs: Se desejar faça seu cadastro no site do PARADA e receba informações sobre a campanha.

Mortes no trânsito são problema de saúde pública, afirma deputado

As mortes nas estradas devem ser encaradas como uma questão de saúde pública, com investimentos para prevenção e tratamento.
A afirmação é do deputado Hugo Leal (PSC-RJ). Os acidentes matam mais de 44 mil pessoas, por ano, no Brasil. Em visita à ONU, na semana passada, o deputado reforçou o apoio à Década de Ações para Segurança do Trânsito, das Nações Unidas, que vai até 2020.
Traumas
Hugo Leal contou à Rádio ONU que é autor da Lei Seca, uma iniciativa que pretende diminuir o número de acidentes causados pela combinação letal de álcool com direção. "O dado é tão grave. É muito mais que doenças e epidemias. Hoje, morrem muito mais pessoas no trânsito. Tornou-se uma epidemia do que as doenças que já são conhecidas. Abaixo das doenças cardiológicas e respiratórias, vêm os traumas de trânsito. Então, é uma questão que tem que ser olhada do ponto de vista da medicina, do trauma e dos sistema de previdência."
Dados oficiais sugerem que a maioria das vítimas fatais dos acidentes de trânsito têm entre 15 e 39 anos. Um caso que afeta a população economicamente ativa. Na última semana de setembro, o governo Dilma Rousseff lançou uma iniciativa de combate às mortes no trânsito com uma campanha contra o fim do excesso de velocidade que é encabeçada pelo campeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. Clique no link abaixo e assista o vídeo da campanha.

Projeto isenta mototáxis de IPI e de IOF

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4430/12, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que isenta do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF) a aquisição de motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de passageiros.
Para adquirir os veículos sem cobrança dos impostos, o motorista profissional deverá ser autorizado pelo poder concedente para o transporte de passageiros, nos termos da Lei 12.009/09, que regulamenta o exercício da atividade de mototaxi e motoboy.
Segundo o autor da proposta, o objetivo é assegurar aos mototaxistas as mesmas isenções concedidas aos demais motoristas profissionais de transporte autônomo de passageiros, tendo em vista o princípio da isonomia, previsto na Constituição. O deputado destaca que o mototaxi exerce relevante função social e econômica, já que “costuma servir às camadas menos privilegiadas da população, permitindo o acesso a locais onde o transporte público coletivo é precário ou até mesmo, inexistente”.
Patriota lembra ainda que a medida poderá estimular os mototaxistas a regularizar a prática, já que o benefício somente será concedido mediante a comprovação da adequação legal do motorista profissional. O projeto altera a Lei 8.989/95, que trata da isenção de IPI na aquisição de automóveis para utilização no transporte de passageiros, e a Lei 8.383/91, que institui a Unidade Fiscal de Referência e altera a legislação do imposto de renda.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 6521/06 e será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Campanha Nacional para a Prevenção de Acidentes com Crianças no Trânsito-Paradinha

As crianças são as protagonistas do Paradinha, campanha lançada no dia 10 de outubro de 2012 pelo Ministério das Cidades. O objetivo da campanha é educar as crianças e conscientizar pais e adultos sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e assim reduzir o número de acidentes. O Paradinha tem como tema “Consciência no trânsito. Aprendizado para as crianças, uma lição para os adultos”. Nos filmes publicitários da campanha, as crianças dizem “Parou!” sempre que os pais infringem regras de trânsito. Esse alerta é importante, já que cerca de 2 mil crianças morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O trânsito é o principal responsável pela morte de crianças de 0 a 14 anos no Brasil e no mundo. Todos os dias, mais de 5 crianças morrem nas ruas e estradas do país. Por ano, somam 1.895 mortes. Com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis e alertar as crianças sobre os perigos decorrentes da imprudência no trânsito, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, lançou a Campanha Nacional para a Prevenção de Acidentes com Crianças no Trânsito-Paradinha. Dois filmes foram veiculados nacionalmente e as demais peças de apoio foram distribuídas em diferentes formatos e meios. Clique nos links abaixo e assista os 2 vídeos da campanha.
http://www.youtube.com/watch?v=cNQ7BQrzU-c
http://www.youtube.com/watch?v=hH2WsdqagGg

CTB DIGITAL, É MAIS PRÁTICO E RÁPIDO

Tire suas dúvidas a respeito de trânsito através do código digital, é mais prático e rápido, basta clicar na imagem do link (ctb digital) no lado direito do blog e terá acesso a todo conteúdo do código de trânsito brasileiro, digitar o artigo e pronto, você terá informações atualizadas.

Petrobras diz que alta do combustível virá; não há prazo

Um aumento dos combustíveis no Brasil é algo que ocorrerá "certamente", mas ainda não há prazo para isso acontecer, afirmou nesta terça-feira a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
"O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data", afirmou ela a jornalistas após ser homenageada em almoço no Copacabana Palace, promovido pelo Lead (Grupo de Líderes Empresariais).
Ela disse ainda que o aumento dos combustíveis não ocorrerá no curto prazo.
De acordo com a executiva, a empresa não vai esperar um aumento de combustível para melhorar seu fluxo de caixa, e por isso busca operar de forma mais eficiente.
A Petrobras atualmente trabalha com margens ruins na área de abastecimento por importar combustível a preços mais altos do que vende no mercado interno.
A executiva disse que um esperado aumento da mistura de etanol na gasolina seria importante para a empresa, pois reduziria a necessidade de importação do combustível fóssil. Mas a presidente ressaltou que seria necessária uma oferta satisfatória do biocombustível.
Especialistas trabalham com a possibilidade de uma produção maior de etanol no ano que vem, quando a mistura poderia subir para 25 por cento, ante os atuais 20 por cento.
A ação da Petrobras operava em queda de 0,88 por cento às 15h55, enquanto o Ibovespa subia 0,07 por cento. O petróleo Brent operava em baixa de 0,6 por cento no mesmo horário.
Segundo Graça Foster, como ela prefere ser chamada, a empresa está buscando a experiência de parceiros da China e da Coreia do Sul para os projetos das novas refinarias.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PRF registra 94 mortes em rodovias federais

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou nesta segunda-feira, o balanço de acidentes e mortes nas rodovias federais do país durante o Feriado de Nossa Senhora Aparecida. Ao todo foram registrados 2.544 acidentes e 94 mortes entre meia-noite de quinta-feira (11) e meia-noite de domingo (14). 
Segundo o balanço, por conta das chuvas em grande parte do país, a saída de pista foi o acidente fatal atendido com maior frequência (19 mortos e 37 feridos). A velocidade incompatível é o principal fator contribuinte para esse tipo de acidente. 
As colisões frontais, que historicamente são os acidentes mais frequentes e fatais, ficaram em segundo lugar (13 mortos e 17 feridos). Já os atropelamentos, ocuparam a terceira posição (11 mortos e quatro feridos). Outros óbitos foram provocados por outros tipos de acidentes.
Comparação
Na comparação com o feriado do Dia da Independência, a Polícia Rodoviária registrou queda de cerca de 20% no número de mortes em acidentes de trânsito, quando foram registradas 117 mortes.
Os estados com maior redução no número de mortes foram Santa Catarina (12%), Paraná (8%), Rio Grande do Norte (6%), Pará (5%) e Rio de Janeiro (5%).
De acordo com a PRF, como o Dia de Nossa Senhora Aparecida de 2011 caiu em uma quarta-feira, a comparação dos dados com 2012 fica prejudicada.
Fiscalização
O balanço da PRF também mostrou dados de fiscalização. Ao todo, a operação “Nossa Senhora Aparecida” parou 86 mil veículos e multou 18 mil, sendo que mais de mil motoristas foram flagrados dirigindo sem habilitação. 
Entre as infrações mais frequentes estão a ultrapassagem em local proibido, seguida da não utilização do cinto de segurança. Os estados com maior número de autuações foram Paraná, com 3.931 ocorrências, seguido do Rio Grande do Sul, com 2.039 e Goiás, com 1.925.
Durante os quatro dias, também foram apreendidos 182 quilos de entorpecentes e 19 armas. A PRF informou, ainda que 402 pessoas foram presas durante o feriado.

Assim como sua casa, o automóvel deve estar sempre limpo e organizado. Saiba como fazer

Às vezes, parece até que algumas pessoas moram dentro de seus carros. Quem nunca pegou carona com um amigo e se deparou com roupas, sapatos, livros e até restos de comida espalhados dentro do veículo? Para eliminar a bagunça, alguns truques podem ser aplicados, além da cabine, também no porta-malas e porta-luvas.
Para evitar o problema, a dica é simples. Reserve um tempo para retirar todos os objetos de dentro da cabine do carro e faça uma triagem do que realmente é necessário estar ali. Depois, transfira o que sobrou para o porta-malas. Essa é a função desse espaço do carro.
Carro organizado
-Ter muitos objetos espalhados pelo carro, além de ser um transtorno para motoristas e caroneiros, é inseguro, pois pode causar acidentes;
-Retire todos os objetos da cabine e avalie o que é realmente necessário que esteja dentro do veículo;
-Depois, coloque o que restou no porta-malas;
-Organizadores de porta-malas podem ajudar a colocar ordem nos itens depositados na parte de trás do carro;
-Na falta dos organizadores, caixas encontradas no próprio supermercado podem ajudar na organização das compras do mês;
-No porta-luvas, deixar apenas o manual do carro e CDs;
-Os porta-objetos também devem ser esvaziados;
-Ocasionalmente, peças de roupa em cabides podem ser penduradas na parte de trás da cabine;
O que diz a lei
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir o veículo transportando volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas é infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos na carteira de habilitação.

domingo, 14 de outubro de 2012

Holanda se tornar o país das bikes


Já imaginou um lugar onde existam mais bicicletas do que carros ou até mesmo pessoas? Pois esse lugar chama-se Holanda, país que desde a década de 70 abraçou esse meio de transporte sustentável em sua política, cultura e economia.
Não tem segredo, nem mágica. Foi a força de vontade de combater congestionamentos, a poluição do ar e melhorar a qualidade de vida da população que levou a Holanda a tornar-se exemplo mundial quando o assunto são as “magrelas”, com 26% de todos os movimentos de tráfego são feitos sobre duas rodas.
Enquanto metade da população mundial associa as bicicletas a atividades de lazer, na Holanda, 9 em cada 10 viagens sobre duas rodas são para ir ao trabalho, ao mercado, à escola, ou seja, lá as bikes são parte do cotidiano das pessoas, um meio de transporte para os deslocamentos diários.

Marrone é multado por embriaguez ao volante em blitz da Lei Seca

Após ser abordado em uma blitz da Lei Seca na BR-452, em Rio Verde, sudoeste de Goiás, na madrugada deste domingo (14/10), o cantor Marrone, da dupla Bruno & Marrone, foi multado em R$ 965 por embriaguez ao volante. Além disso, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o cantor também recebeu multa de R$ 191 por não portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de R$ 45 porque o documento estava vencido. O veículo, que estava com a documentação em dia, foi entregue a um passageiro apto a dirigir. Marrone foi liberado no local. A autuação do sertanejo aconteceu após uma apresentação da dupla em uma casa de shows da cidade. Segundo o inspetor da PRF Alvaro Resende Filho, o sertanejo se recusou a fazer o teste do bafômetro, mesmo assim foi autuado sob o pressuposto de que teria ingerido bebida alcoólica. “Se o exame constatasse presença de álcool no sangue dele, além do que é tolerado pela lei, ele seria detido. Mas, como se recusou a fazer o teste, e ele tem esse direito, escapou da prisão em flagrante, mas não da autuação”, afirmou Álvaro. As multas serão encaminhadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Marrone pode ter os direito de dirigir suspenso de um mês a um ano.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

União terá que repassar verbas a fundo de segurança no trânsito

A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) obteve a manutenção da sentença que condenou a União Federal por ter bloqueado 80% dos recursos provenientes de multas de trânsito e do seguro obrigatório e que deveriam ser destinados a programas de prevenção de acidentes e ao Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset).
Infelizmente por falta de interesse de nossos governantes, Cocal ainda não concluiu a municipalização do trânsito, portanto ainda não podendo se registrar no programa e desenvolver projetos que venham a obter estes recursos federais, para serem usados em campanhas educativas de trânsito, assim como já fazem inúmeras cidades que possuem o seu trânsito já regulamentado.

Como evitar acidentes em cruzamentos

Nas vias urbanas, a maioria dos acidentes ocorre em cruzamentos, assim como em entradas e saídas de veículos. De acordo com dados dos Detrans estaduais, dos acidentes de trânsito ocorridos nas cidades, em média, 35%, foram relativos à colisão transversal (em cruzamentos).
O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quando se trata de prevenção de acidentes em cruzamentos, quando diz em seu artigo 44 que “ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência”.
Para evitar acidentes
Quando aproximar-se de um cruzamento, é importante redobrar a atenção e sempre respeitar à preferência das vias. Se não houver sinalização, a preferência é de quem se aproxima pela direita. Essa regra básica é desconhecida em nossa cidade até por pessoas que se dizem "habilitadas" e acham que a preferência é de quem transita pelas ruas que não apresentam as chamadas "cochias", onde estas servem somente como escoamento da água das chuvas e não como um artifício de sinalização.  Além disso, quem estiver circulando por rodovias e em rotatórias também tem a preferência. Porém mesmo tendo a preferência, é necessário aproximar-se do cruzamento com cuidado.
Analisando o esquema de um cruzamento não sinalizado e aplicando a regra da mão direita, percebe-se claramente que B tem a preferência sobre A, por sua vez A tem a preferência sobre D, este sobre C, que por sua vez tem preferência sobre B.
A citada regra aplica-se aos cruzamentos em cruz, entroncamentos ortogonais e em bifurcações, porém, existem casos em que esta regra não se aplica, como por exemplo, no caso das vias notoriamente preferenciais.

sábado, 6 de outubro de 2012

Infrações de trânsito que você comete no dia a dia


Imagine a situação: Você faz compras e guarda as sacolas no banco do passageiro ou no de trás do carro. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse comportamento, que pode ser observado em todos os estacionamentos de supermercados e shoppings centers, é uma infração, pois as mercadorias podem sair do lugar por conta de uma freada brusca ou um acidente e atingir o motorista e os passageiros.
"Existem situações curiosas que são infrações de trânsito, mas as pessoas não sabem", diz o instrutor de trânsito, Carlos Augusto Elias, que também presta serviço para a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). "Muita gente sabe que falar ao telefone enquanto dirige é uma, mas não tem consciência que colocar o telefone, ou qualquer outro objeto, no colo também é proibido", explica Elias.
O instrutor também diz que um instrumento dos veículos que poucos sabem utilizar de forma apropriada é a buzina. "Primeiro, é ilegal buzinar das 22h até as 6h. Mesmo de madrugada, quando vai atravessar um cruzamento e quer avisar, é proibido e muitos fazem isso".
Outra infração cometida por muitos é buzinar quando seu time faz um gol. "Não pode. O aviso sonoro só é para ser usado como uma pequena advertência, no horário permitido, e não ser de grande duração. Aquelas buzinadas de quase um minuto durante um engarrafamento também são ilegais."
Outro cenário muito observado é a utilização errada da marcha ré. A ré somente é para ser usada na realização de manobras. Qualquer outra situação é ilegal. Se você está procurando um endereço e percebe que passou um pouco do local, é preciso fazer o retorno: não pode engatar a ré. Essa marcha só é para ser utilizada quando for estacionar.
Além dessas mais desconhecidas, o instrutor alerta para duas infrações que alguns conhecem, mas ignoram: a preferência do pedestre que está na faixa e como ultrapassar ciclistas com segurança. "Não importa se o sinal está verde para os motoristas. Se tem alguém esperando para atravessar a faixa de pedestres, a preferência é deles e isso tem que ser respeitado," alerta Carlos Elias.
Uma ocorrência mais grave é quando um motorista vai ultrapassar um ciclista. "O código diz que automóveis devem estar a pelo menos um metro e meio dos ciclistas quando fazendo a ultrapassagem. Se passam muito perto, podem desestabilizar a bicicleta e causar um acidente," esclarece o instrutor.
Segundo Carlos Elias, isso acontece pois "as autoescolas não ensinam você a ser um bom condutor, mas, sim, a passar no teste do Detran." Todos esses comportamentos são considerados como infrações leves pelo CTB e a multa é de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Com exceção da ultrapassagem de ciclista em uma distância de menos de um metro e meio - nesse caso, a infração é média e a punição é de R$ 85,13 e quatro pontos.
Pedestres
"Quem anda a pé também tem que seguir as leis, mas essas são de difícil aplicabilidade". Ele explica que é ilegal atravessar fora da faixa se ela estiver a menos de 50 metros. O CTB também estabelece que os pedestres devem cruzar a rua em linha reta "Ir na diagonal é proibido", diz Carlos Elias. A multa é de R$ 26,60 para essas infrações. "Mas até mesmo os guardas de trânsito sabem que é difícil cobrar isso" finaliza o instrutor.

SUS gasta 48% da verba com acidentes de motociclistas

Quase metade dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com vítimas de acidentes de trânsito no Brasil foi destinada ao atendimento de motociclistas em 2011. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, foram investidos 48,07% de aproximadamente R$ 200,3 milhões.
Um dos motivos é o aumento de 95,32% nas internações de motociclistas acidentados entre 2008 e 2011. No mesmo período, como já havia sido divulgado pela pasta, os gastos no atendimento a usuários de motocicletas cresceram 113% em todo o País. Acidentes com motociclistas: mais vítimas, mais gastos Segundo os dados do ministério, São Paulo tem o maior número de internações por ano.
Das 19.792 vítimas de acidente hospitalizadas em 2011, 48,1% eram usuários de motos. No ano passado, o Estado gastou com motocilistas 28% do total repassado pelo ministério para acidentes de trânsito, ou 26,9 milhões.
Fatores
O excesso de velocidade, o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir e a imprudência são apontados pelo ministério como fatores que têm contribuído para o aumento de acidentes envolvendo motociclistas.
O incremento na frota de veículos também é responsável pelo crescimento das estatísticas nada animadoras. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre 2008 e 2010, o número de motocicletas foi ampliado em 27% - de 13.079.701 para 16.622.937. Consequentemente, houve elevação na proporção destas em relação ao total de veículos automotores no País de 24% para 25,5%.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Veículo roubado em Cocal é encontrado em Fortaleza-Ce

Foi encontrado em Fortaleza por uma equipe da PM, o veículo hi-lux de cor preta roubado em Cocal após sequestro do proprietário. Este mesmo roubo ocorreu no dia 24 de agosto deste ano.
O veículo estava circulando em Fortaleza quando foi abordado pelos policiais e averiguado sua documentação, uma vez que já havia sido trocado as placas de identificação, sendo identificado através do número do chassis. Parabéns aos policiais e também ao proprietário que conseguiu assim recuperar o carro.

Curiosidades DMTRANS: Conheça a história e o significado das logomarcas dos principais fabricantes.

Alfa Romeo
O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão, onde fica a fábrica) e pela serpente devorando um homem (símbolo usado pela antiga família real milanesa). O nome deste fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
Audi
As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horsch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.
BMW
Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).
Chevrolet
Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.
Chrysler
A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido adotado entre as décadas de 30 e 50.
Citröen
Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.
Dodge
O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.
Ferrari
Em 1923, Enzo Ferrari, então diretor de competições da Alfa Romeo, recebeu um convite para jantar com os pais de Francesco Baracca, herói da aviação italiana morto durante a 1ª Guerra Mundial. Logo após o jantar, o pai de Baracca ofereceu a Enzo o emblema que seu filho pintava nas aeronaves: um cavalo preto empinado sobre fundo branco. Enzo trocou o fundo branco pelo amarelo, reestilizou o cavalo e criou um escudo com formato próprio para abrigá-lo, acrescentando três frisos em vermelho, branco e verde - as cores da bandeira da Itália.
Fiat
A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.
Ford
O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.
Jeep
Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.
Lamborghini
O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às touradas, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.
Lotus
O nome vem da flor-de-lótus, e as iniciais ACBC no logotipo da empresa significam Anthony Colin Bruce Chapman, nome do fundador da marca em 1982.
Maserati
O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.
Mercedes-Benz
A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.
Mitsubishi
Em japônes, "mitsu" significa três e "bishi", diamante. O emblema usa três diamantes para formar um triângulo, figura que tem três lados, que remete à resistência e preciosidade.
Nissan
A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa".
Peugeot
O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificaçõea
Porsche
São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.
Quadrifoglio
O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.
Renault
O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Loiuis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls Royce
Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
Saab
Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
Subaru
Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.
Toyota
O desenho consistem em 3 elipses entrelaçadas. Em termos geométricos, uma elipse possui dois pontos centrais: um deles é o coração dos clientes e o outro é o coração do produto. A elipse maior unifica os dois corações. A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o "T" de Toyota.
Volvo
O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade - por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa-representa a durabilidade e força de seus produtos.

Curiosidades de trânsito

+O primeiro acidente de trânsito no Brasil foi obra do poeta Olavo Bilac, em 1897, no Rio de Janeiro, ele chocou-se em uma árvore.
+O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt.
+O Império Romano em meados do primeiro século antes de Cristo, já lidava com o congestionamento do tráfego em Roma, no qual, uma das primeiras medidas de Júlio César, foi banir o tráfego de "rodas", durante o dia, no centro de Roma. Mais tarde, foi limitado o nº de carruagens que poderiam entrar na cidade.
+Uma pessoa atropelada a uma velocidade de 60Km/h equivale a uma queda do 11º andar de um prédio, a 80Km/h do 20º andar e se for a 120Km/h como se fosse do 45º andar.
+O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço subvencionado de transporte por automóveis.
+Aconteceu na cidade finlandesa de Raahe. Um senhor de 71 anos, que passeava de bicicleta, morreu atropelado numa estrada por um caminhão na quarta-feira 6. Duas horas depois, ocorreu outro atropelamento, na mesma estrada e apenas a um quilômetro e meio do local do primeiro acidente. A segunda vítima também estava andando de bicicleta, também foi atropelada por um caminhão e também morreu. Detalhe: os dois atropelados eram irmãos gêmeos.
+O seguro de um veículo como o Jeep Grand Cherokee ou om Toyota Hilux, equivale em alguns Estados, como Rio e São Paulo, ao valor de um Ford Ka, impressionante.
+A Letônia é o País com a maior taxa de mortalidade em acidentes rodoviários com 34,7 mortes para cada 100 mil habitantes.
A rodovia que apresenta o tráfego mais intenso, com 331 mil veículos por dia, é a Interstate 405 (San Diego Freeway) na Califórnia. Pelo trecho de 1,5 Km, circulam 25.500 veículos no horário de pico.
+Aconteceu em 1903 a primeira viagem de automóvel entre as cidades de São Francisco e Nova York. Levou exatos 52 dias.
+O limite de grama de álcool/ litro de sangue tolerado para motoristas em alguns países:
0,8 - Áustria, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Irlanda e Itália
0,6 - BRASIL
0,5 - Bélgica, Finlândia, França, Grécia, Holanda e Portugal
0,2 - Suécia
0 - Japão

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SP recebe primeiro posto de carga rápida para carro elétrico do país

O primeiro posto de recarga rápida de veículos elétricos no Brasil foi instalado na Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), em São Paulo, na última sexta-feira (28/09). Em fase de testes, a iniciativa é parte de uma parceria entre a EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com a Fundação Instituto de Administração (FIA), o instituto e a Sinapsis.
Neste ponto de abastecimento, os veículos com uma autonomia em torno de 180 km levam até 30 minutos para recarga da bateria, que é normalmente limitada em 80% de sua capacidade máxima, a fim de prevenir danos. Os eletropostos de carregamento lento, em corrente alternada com 3,7kVA de potência, levam até 8 horas para realizar a mesma tarefa.
O projeto está aberto a convênios com instituições públicas que queiram abastecer seus veículos elétricos nos 3 eletropostos instalados no IEE (recarga rápida, lenta e residencial). O serviço será oferecido para organizações públicas da cidade de São Paulo que estejam atualmente usando ou operando veículos elétricos.
Os três eletropostos foram fabricados pela Efacec, empresa fornecedora de carregadores elétricos para o projeto de mobilidade elétrica em Portugal. O de carga rápida segue especificações da Europa, Japão e EUA e tem 50kW de potência de saída em corrente contínua.

Projeto prevê desconto no IPVA para condutores sem infrações

A deputada estadual Rejane Dias (PT) propõe desconto de até 50% no pagamento anual do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aos condutores que não cometerem infração de trânsito no prazo de um ano.
O projeto de lei deverá ser votado no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí após as eleições municipais. O desconto deverá variar de 5 até 50%. Para aqueles que não praticaram infração nos últimos três anos o desconto será de 15%. Segundo a deputada petista, "trata-se de um incentivo aos condutores de veículos, para reduzir o número de acidentes de trânsito".
Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar em acidentes de trânsito com mortes, de acordo com pesquisas. Índia, China, Estados Unidos e Rússia, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, lideram o ranking.
Esse ano, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Piauí, foram registrados mais acidentes no primeiro semestre que durante todo o ano de 2011. Na justificativa, a deputada Rejane Dias ressalta que vários Estados aderiram ao incentivo, na tentativa de reduzir o número de óbitos no trânsito. São exemplos: Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e São Paulo.
Países como a Alemanha e o Canadá ofereceram bônus para premiar os condutores que dirigem sem causar qualquer tipo de acidente ou morte nas estradas. O projeto visa ainda contribuir de forma significativa para a economia no atendimento da emergência nos hospitais públicos.
Detran
Para o presidente do Detran, Antônio Vasconcelos, a ideia da deputada é interessante, mas deve ser analisado o ônus que o Estado sofreria com os descontos. "Tudo tem que passar pelo governador e órgãos competentes. Apesar da ideia ser boa, tem que ser analisada com calma, porque há uma prática local de se utilizar veículos no nome de outras pessoas. Fora isso, 50% do IPVA é municipal, o Detran é apenas um órgão repassador", explicou o gestor.

Dilma participa do 'CQC' para apoiar campanha contra álcool no trânsito


A presidente da República Dilma Rousseff gravou depoimento ao lado do apresentador Marcelo Tas, do programa CQC, da TV Bandeirantes, para apoiar a campanha "Não Foi Acidente", que defende uma legislação mais rígida contra motoristas alcoolizados no trânsito brasileiro. "Geralmente ele (Marcelo Tas) está do lado de lá, mas hoje ele está do lado de cá. Nesse pacto nós todos somos um só lado", salientou Dilma, brincando com o relacionamento conturbado do programa com alguns políticos. "Eu quero manifestar o meu apoio integral para que controlemos o álcool no trânsito. Não é possível tolerar que isso ocorra e provoque tantas mortes no Brasil", completou a presidente. O vídeo foi ao ar nesta segunda-feira.
"Em nome do CQC, presidenta, eu agradeço o seu apoio. É uma campanha da sociedade que nós estamos apoiando. Acreditamos que há muitos jovens que assistem ao nosso programa e ficarão muito sensibilizados com a simpatia da senhora", agradeceu Marcelo Tas. Dilma retribuiu os elogios: "fiquei muito orgulhosa por ver o CQC apoiando uma iniciativa dessas". Ao fim das gentilezas, Tas também brincou com a situação. "Eu fiquei até preocupado, a gente pode estar tomando juízo", declarou, aos risos.